Fale Conosco

5 de dezembro de 2017

Paraíba integra novo grupo de trabalho do Conaci



O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Controladoria Geral do Estado CGE/PB, passou a integrar novo grupo de trabalho do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). A decisão foi tomada durante a 25ª Reunião Técnica do Conaci (RTC), realizada nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em São Paulo.

Representado pelo auditor da CGE/PB, Letácio Tenório Guedes Jr., a Paraíba fará parte do grupo responsável pela elaboração de Nota Técnica que terá como objetivo abordar as competências e fronteiras de atuação dos Órgãos centrais do Sistema de Controle Interno da administração pública.

A nota técnica será apresentada no primeiro semestre de 2018 durante a primeira Reunião Técnica que será realizada na Cidade de Recife/PE. O Governo do Estado já participa de mais dois grupos de trabalho, um responsável pela adoção do modelo de Avaliação da Capacidade da Auditoria Interna para o Setor Público (IA-CM) e outro relacionado ao processo de avaliação das Controladorias dos Estados e das Capitais Brasileiras.

Esta foi a última reunião do ano do Conaci, que trouxe como tema o 2º Seminário “Gestão de Riscos e Controle Interno como Instrumento de Governança”, com o objetivo de destacar a importância da gestão de riscos e os resultados conforme a sua aplicabilidade nos órgãos.

O encontro proporcionou palestras de profissionais da área, como a de Susana Amaral, especialista em Economia do Banco Mundial, que abordou a temática Controle Interno como Instrumento Alavancador de Resultados – Uma visão do Banco Mundial; do gerente de Auditoria de Santa Catarina, Rodrigo Dutra, sobre a importância da gestão de riscos para a melhoria da governança; da chefe de Assessoria de Harmonização Central da Controladoria Geral do Distrito Federal, Liane Angoti, que abordou os Impactos Estratégicos da Auditoria Interna para a Gestão; e de Paulo Fagundes Oliveira, do Departamento de Controle e Avaliação da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, com o Estudo de Caso: Gestão de Riscos e Governança.

O Conaci realiza quatro reuniões técnicas por ano, ocasião onde os estados membros e capitais compartilham experiências, sistemas de informações desenvolvidos, normatizações em desenvolvimento, capacitações, dentre outras ações técnicas para o fomento e aperfeiçoamento das atividades de auditoria interna, gestão de risco, conformidade, correição, ouvidoria e transparência.