Fale Conosco

20 de novembro de 2013

Paraíba integra elaboração do Plano para Desenvolvimento Sustentável do Nordeste



A Paraíba vai receber, nesta quinta-feira (21), a 1ª Rodada de Consultas para a Elaboração da Proposta do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. Por meio de oficinas de trabalho, os Estados definem a forma de atuação para contribuir com o desenvolvimento da Região.

Em João Pessoa, o encontro acontece no Hotel Caiçara. A abertura está programada para às 15h e segue até a sexta-feira (22). A oficina de planejamento participativo será conduzida pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, órgão supervisionado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e terá o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva da Ciência e Tecnologia.

A reunião terá como objetivo delinear um conjunto de ações que vão possibilitar o desenvolvimento das bases de um plano de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), inserido no contexto global que visa o progresso sustentável do Nordeste. De acordo com o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado (Fapesq), Cláudio Furtado, o plano vai desenvolver ações conjuntas para privilegiar áreas de interesse comum entre os Estados envolvidos.

As oficinas já aconteceram em Sergipe, na Bahia, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará, além de Minas Gerais e do Espírito Santo, que fazem parte da área de influência da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), por possuírem área de Semiárido. De acordo com o diretor supervisor do Centro de Gestão, Antônio Carlos Galvão, o Plano pode gerar novos projetos para os setores de CT&I dos Estados.

No primeiro dia do encontro, os participantes irão debater os propósitos do projeto. No segundo dia, serão divididos grupos que vão discutir e formular proposições para o Plano. Por último, as propostas serão validadas em plenária.