Fale Conosco

9 de novembro de 2016

Paraíba integra Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação



A secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação, Francilene Procópio Garcia, está entre os 28 membros nomeados pelo presidente da República, Michel Temer, para compor o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), instância máxima para assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) no Brasil.

O decreto publicado no Diário Oficial da União traz a composição do CCT para os próximos três anos, com representantes da indústria, universidades e entidades ligadas aos setores de ensino e pesquisa. Usuários e produtores de ciência e tecnologia e ministros de Estado completam a composição do Conselho.

Francilene Garcia, que também preside o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), participa nesta quinta-feira (10) da primeira reunião do conselho, que acontece no Palácio do Planalto e será comandada por Michel Temer, que exerce a função de presidente do órgão. O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações , Gilberto Kassab, atua como secretário-executivo do Conselho.

Como membros natos do CCT também estão os ministros-chefes da Casa Civil e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Defesa; da Educação; da Fazenda; da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; da Integração Nacional; de Minas e Energia; do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; das Relações Exteriores; e da Saúde.

CCT - Criado em 1996, o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia é um órgão consultivo de assessoramento superior da Presidência da República para formulação, implementação e avaliação da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, como fonte e parte integrante de planos, metas e prioridades de desenvolvimento do país.

O MCTIC dispõe de infraestrutura própria para ajudar o CCT no cumprimento de suas atribuições. Os membros organizam-se em torno de comissões temáticas. Delas, participam não apenas os conselheiros que as compõem, mas também empresários e dirigentes públicos especialmente convidados. O Conselho reúne-se periodicamente, mediante convocação do ministro. A última reunião do CCT foi realizada no dia 25 de junho de 2014.