Fale Conosco

29 de junho de 2009

Paraíba inscreve mais de 14 mil no Exame Nacional do Ensino Médio



Até a última atualização do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), no dia 19 de junho, 14.399 alunos estavam inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Paraíba. Podem participar do novo Enem alunos matriculados no último ano do ensino médio e indivíduos que já terminaram este nível de ensino anteriormente.

A edição de 2009 servirá também para certificar os cidadãos com mais de 18 anos que ainda não concluíram o ensino médio – o que antes era feito pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As inscrições para o Enem serão realizadas até o dia 17 de julho, somente pela Internet, no http://enem.inep.gov.br/inscricao. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de outubro deste ano.

Como fazer – A inscrição de concluintes de escolas públicas e privadas teve início às 8h do dia 15 deste mês e segue até às 23h59 do dia 17 de julho, e deve adotar o seguinte procedimento: acessar a página da Internet http://enem.inep.gov.br/inscricao, durante o período das inscrições; preencher o cadastro de inscrição; enviar os dados e verificar se a transferência foi concretizada, mediante confirmação por mensagem de retorno, que será enviada para o e-mail informado no cadastro de inscrição; o concluinte do ensino médio da escola pública deverá imprimir, na seqüência, o comprovante de inscrição; o concluinte do ensino médio da escola privada deverá imprimir, na seqüência, o boleto para efetuar o pagamento em qualquer agência de estabelecimento bancário, no valor de R$ 35,00 (trinta e cinco reais), ou solicitar isenção da taxa de inscrição.

Os comprovantes de inscrição dos participantes concluintes estarão disponíveis, após sua efetivação, até o dia 24 de julho de 2009, no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/inscricao.

Anos anteriores – Os que já finalizaram a escolarização básica em anos anteriores e interessados na certificação do ensino médio terão um prazo maior para inscrição. Nesses casos, o período vai até às 23h59 do dia 19 de julho.

O procedimento de inscrição para esse grupo é acessar a página da Internet http://enem.inep.gov.br/inscricao e preencher o cadastro de inscrição, enviar os dados e verificar se a transferência foi concretizada, mediante confirmação por mensagem de retorno, que será enviada para o e-mail informado no cadastro de inscrição e imprimir, na seqüência, o boleto bancário e efetuar o pagamento, ou solicitar isenção de taxa. Os comprovantes de inscrição desse grupo estarão disponíveis, após sua efetivação, no endereço eletrônico em que foi processada, até 31 de julho de 2009.

Novidade – O Enem manterá a característica de ser um exame voluntário. Alunos concluintes do ensino médio e pessoas que terminaram este nível de ensino em anos anteriores, os chamados egressos, ainda podem realizar a prova. A novidade é que a prova vai valer também para certificação de conclusão do ensino médio, o que torna o Enem também uma oportunidade para cidadãos sem diploma nesse nível de ensino, desde que na data de realização da prova tenham 18 anos, no mínimo.

Todos os devidamente inscritos receberão o Manual do Inscrito, contendo as informações gerais sobre o Enem 2009, as competências e habilidades a serem avaliadas, os critérios de avaliação de desempenho dos participantes nas provas, bem como o questionário socioeconômico, com folha de respostas própria. O Manual do Inscrito será enviado, via Correios, para o endereço indicado no ato da inscrição. O inscrito no Enem 2009 deverá responder o questionário socioeconômico e entregar a folha de respostas no dia e local de realização das provas.

O inscrito também irá receber um Cartão de Confirmação de Inscrição. O cartão contém o local onde será realizado o exame, o número de inscrição, a senha de acesso aos resultados individuais e a folha de leitura óptica para as respostas do questionário socioeconômico. Caso o inscrito não receba o seu Cartão de Confirmação de Inscrição até o dia 25 de setembro de 2009, deverá  entrar em contato com o Programa Fala Brasil, pelo telefone 0800-616161 ou acessar a página htt://enem.inep.gov.br/consulta.

As provas – O exame será aplicado em 1.619 municípios brasileiros, nos dias 3 e 4 de outubro, da seguinte maneira: no dia 3/10/2009 (sábado): das 13h às 17h30 – Prova I:  Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No dia 4/10/2009 (domingo): das 13h às 18h30 – Prova II: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias.Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, horário de Brasília-DF. As provas serão aplicadas às 13h, em todo o território nacional.

É recomendável que o inscrito compareça ao local de realização da prova com antecedência de uma hora. Será necessário apresentar original ou cópia devidamente autenticada de documento de identificação, cartão de confirmação de inscrição, folha de respostas do questionário socioeconômico, caneta esferográfica de tinta preta, lápis preto nº. 2 e borracha macia. Por motivo de segurança, não será permitido aos participantes se ausentarem da sala de provas antes de decorridas duas horas do início do exame. Os participantes só poderão sair com o caderno de questões após quatro horas de prova.

Áreas e testes – O novo exame será composto por testes em quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias.
Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias. A redação deverá ser feita em língua portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

Resultados – A partir da segunda quinzena de janeiro de 2010, os participantes do Enem 2009 receberão o Boletim Individual de Resultado. As médias serão enviadas via Correios no endereço indicado na ficha de inscrição. Para consultar os resultados individuais pelo site do Inep serão necessários o número do CPF e a senha de acesso, cadastrados na fase de inscrição.

Para subsidiar os processos seletivos, os resultados estarão disponíveis para as instituições de ensino superior em: divulgação dos resultados das quatro provas de múltipla escolha em 4 de dezembro de 2009. Divulgação do resultado final, incluindo a redação: 8 de janeiro de 2010.

Questões objetivas – Até 2008, o Enem era uma prova clássica com 63 questões interdisciplinares, sem articulação direta com os conteúdos ministrados no ensino médio, e sem a possibilidade de comparação das notas de um ano para outro. A proposta é reformular o Enem para que o exame possa ser comparável no tempo e aborde diretamente o currículo do ensino médio. O objetivo é aplicar quatro grupos de provas diferentes em cada processo seletivo, além de redação.

O novo exame será composto por perguntas objetivas em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias. Mais informações na Secretaria de Estado da Educação e Cultura, por meio da Gerência do Programa de Avaliação, através do telefone: 3218-4054.

Janildes Andrade, da Assessoria de Imprensa da Educação e Cultura