João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba inicia na Espep evento que vai discutir compromisso do governo

terça-feira, 22 de setembro de 2009 - 14:12 - Fotos: 
Com o objetivo de construir políticas públicas destinadas às mulheres, a serem implementadas pelas diversas Secretarias e órgãos Estaduais, a Secretaria de Estado de Governo (Casa Civil), através do Programa Estadual de Políticas para Mulheres, realizará, a partir desta quarta-feira (23), o I Seminário Governamental de Políticas para Mulheres.

 A abertura do evento está marcada para às 8h, na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), localizada em Mangabeira VII (ao lado do Detran), e o Seminário  será realizado até a próxima quinta-feira (24).

O evento tem como tema “O Estado da Paraíba Construindo Políticas Públicas para as Mulheres” e seu público são gestoras e gestores estaduais, além de membros de equipes técnicas dos órgãos da administração do Estado. “A realização desse Seminário representa um passo importante na consolidação dos compromissos do Governo Estadual com as mulheres da Paraíba”, avalia Douraci Vieira, Gerente do Programa Estadual de Políticas para Mulheres.

Segundo a Douraci, o evento se caracterizará como mais um espaço de fortalecimento da ação governamental em consonância com o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, implementados em parceria com os Movimentos Sociais, os municípios e a sociedade paraibana. Ela afirmou ainda que, durante o Seminário, terá início o processo de formulação do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres.

Programação dia 23 – A programação será iniciada com a realização da Mesa Temática “Políticas Públicas e Cidadania para as Mulheres”, tendo como palestrantes a gerente do Programa Estadual, Douraci Vieira, e representações do Movimento Feminista. À tarde, será realizado um Painel de Socialização das ações no âmbito das Secretarias e órgãos no Estado, onde todos os participantes poderão expor os seus trabalhos e apresentar sugestões para futuras ações.

Programação dia 24 – Na quinta-feira, as atividades seguem com uma sistematização do painel das secretarias, agrupando todo o planejamento realizado no dia anterior. Em seguida, está prevista para às 9h a construção de propostas e compromissos intersetoriais com as políticas de gênero. Essa atividade inclui a realização de trabalhos em grupos por seis eixos temáticos: 1) Autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho com inclusão social; 2) Educação inclusiva, cultura, comunicação e mídias igualitárias, democráticas e não discriminatórias; 3) Saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos; 4) Enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher; 5) Desenvolvimento sustentável com garantia de justiça ambiental e segurança alimentar, direito à terra, moradia digna e infraestrutura social, considerando as comunidades tradicionais no campo e na cidade; 06) Enfrentamento das desigualdades geracionais que atingem as mulheres, com especial atenção às idosas e jovens.

Ainda no dia 24 pela manhã, antes do encerramento, serão definidos os compromissos coletivos com a ação intersetorial para 2009 e 2010, por meio de uma plenária final, onde serão apresentados os trabalhos dos grupos e a definição de um calendário único com atividades em todo o Estado.

Mais informações sobre o I Seminário Governamental de Políticas para Mulheres podem ser obtidas através dos seguintes números: (83) 3243-7868 ou (83) 3243-7833.

Fabiana Nóbrega, Assessoria de Imprensa da Casa Civil