João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba inicia capacitação dos profissionais da rede socioassistencial

terça-feira, 10 de setembro de 2013 - 08:56 - Fotos:  Wenio Pinheiro

O vice-governador Rômulo Gouveia participou, nessa segunda-feira (9), da aula inaugural do Capacita Suas, curso nacional de formação dos profissionais que atuam no Sistema Único de Assistência Social (Suas). A solenidade aconteceu no Hotel Ouro Branco, em João Pessoa.

Nesta primeira etapa, serão qualificados 520 profissionais que atuam nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e em toda a Rede de Assistência Social. Ao todo, no final do processo de qualificação, serão capacitados 1.545 profissionais.

A Paraíba é um dos primeiros estados a realizar a capacitação por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Temos tido um cuidado muito grande com as políticas públicas. Então capacitando esses profissionais, que ficam na ponta do atendimento, eles também poderão ser elementos multiplicadores, além de prestar um melhor serviço à população”, enfatizou Rômulo.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), Aparecida Ramos, destacou que, quando o MDS resolveu realizar a Rede Permanente de Capacitação para melhorar o serviço socioassistencial em todo o Brasil, a Paraíba saiu na frente por ter apresentado o Plano de Estudo para os profissionais, uma exigência do Ministério.

São três cursos que abordarão a Proteção Básica e Proteção Especial e teremos outro só para gestores da assistência social. Queremos qualificar o trabalho desses profissionais, oferecer ferramentas e instrumentos para que eles possam desempenhar suas habilidades de forma mais qualificada e, consequentemente, teremos uma melhoria nos serviços ofertados em toda a Rede Suas”, explicou a secretária.

A representante do MDS, Patrícia Vilas Boas, destacou que os participantes do Capacita Suas estão ajudando a construir o processo. “Vocês estão participando de um ato de formação, em que vamos discutir e refletir sobre as ações e essas contribuições são importantes para fazer a política de assistência social”, frisou.

Ainda na mesa de abertura estavam a presidente da Fundac, Sandra Marrocos; o promotor de justiça, Valberto Lira, representando o Ministério Público; além do representante do Conselho Regional de Serviço Social, Flávio Nery e o representante do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Luiz França.

Aula inaugural – A aula inaugural foi proferida pela doutora Maria Luiza Rizzotti, da Universidade Estadual do Paraná, que discutiu a assistência social no contexto do Sistema de Proteção Social brasileiro

Entre os alunos, representantes dos 223 municípios paraibanos, que atuam nos Creas, Cras, entre outros serviços socioassistenciais. Para a psicóloga Renata de Andrade e Silva, que atua no Cras de Alagoinha, a capacitação chegou em um momento de grande necessidade devido às mudanças por parte do MDS sobre os serviços.

Agora como está havendo uma mudança, um reordenamento de alguns serviços, essa capacitação irá facilitar muito a rotina de quem trabalha diretamente com o usuário do Sistema Único de Assistência Social (Suas)”, disse.

O objetivo da capacitação é realizar a formação para trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social, na perspectiva de promover os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias aos serviços e benefícios socioassistenciais, além de facilitar a implementação das ações do Plano Brasil sem Miséria.

O Curso terá duração de 40 horas/aula e está dividido em três módulos: Assistência Social e a Garantia dos direitos socioassistenciais por meio do Suas; o Provimento dos Serviços Socioassistenciais; o Suas e as agendas estratégicas de Governo: fortalecimento do combate à pobreza, aos riscos e às vulnerabilidades sociais.

Agenda – O Capacita Suas acontece de 9 a 12 de setembro, em João Pessoa; 25 de setembro em Sousa; dia 26 em Alagoa Grande e 27 deste mês, mais uma vez, em João Pessoa.