Fale Conosco

19 de agosto de 2011

Paraíba inaugura mais duas feiras com produtos da agricultura familiar



A população do município do Conde, no Litoral Sul do Estado, terá, a partir deste sábado (20), a oportunidade de comprar produtos agrícolas diretamente aos produtores. A partir das 6h30, na praia de Jacumã, e das 7h30, no centro do Conde, será inaugurada a Feira da Agricultura Familiar de Transição Agroecológica, uma promoção do Ministério do Desenvolvimento Social, em parceria com a prefeitura local, que conta com o apoio do Governo do Estado por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater).

A feira seguirá os mesmos moldes da Feira do Produtor Rural que acontece todas as sextas-feiras na sede da Emater/PB, no quilômetro 13,3 da BR-230, no trecho entre João Pessoa e Cabedelo. A iniciativa beneficia agricultores familiares e consumidores com a uma política de comercialização direta ao consumidor.

Dentre os produtos comercializados destacam-se inhame, macaxeira, batata doce, feijão verde, côco, além de hortifrutigranjeiros, de produtos da indústria rural caseira e de artesanato. Inicialmente serão instaladas 35 barracas, contemplando igual número de famílias agricultoras.

Assessoramento – Em todas essas atividades, a Emater/PB, além de prestar todo o acompanhamento técnico às unidades produtivas familiares, seguindo orientações da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuária e Pesca (Sedap), à qual é vinculada, capacita os agricultores nos segmentos ligados à agroecologia, ao associativismo, ao empreendedorismo rural e à higiene e manipulação de alimentos. Todas as ações contam com a colaboração da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar.