João Pessoa
Feed de Notícias

PB implantará sistema para modernizar o controle de dados previdenciários

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011 - 21:44 - Fotos:  João Francisco/Secom-PB

A Paraíba será o primeiro Estado a implantar, em breve, o Sistema Previdenciário de Gestão de Regimes Públicos de Previdência Social (Siprev), que vai permitir gerir os dados dos servidores ativos, aposentados e pensionistas e transmiti-los à União.

No final da tarde desta segunda-feira (26), o governador Ricardo Coutinho recebeu a visita do secretário nacional de Política da Previdência Social, Leonardo Rolim, que manifestou seu otimismo em relação à parceria firmada com a Paraíba. Ele disse acreditar que a implantação do Siprev será rápida, em função da experiência dos técnicos da PBPrev, que participaram do detalhamento da especificação do sistema.

O governador comentou sobre como encontrou a Previdência estadual, bem como sobre a situação financeira do Estado. “Estamos dentro da normalidade, porém nos limites. Temos que trabalhar cada vez mais para a manutenção e o equilíbrio do Estado”, disse o governador.

Rolim explicou que o Siprev vai ajudar o Estado a ter maior controle dos servidores ativos, aposentados e pensionistas. Os dados gerados serão transmitidos à União, que vai gerenciar o Cadastro Nacional de Informações Sociais de Regimes Públicos de Previdência Social (CNIS/RPPS), o qual vai permitir identificar situações irregulares dos servidores – como, por exemplo, acumulação indevida. Também possibilitará ao Estado ter avaliação atuarial e fazer o cruzamento de dados com o sistema de óbitos e com o sistema do regime geral de Previdência do INSS. “Isso possibilitará redução de despesas e revisão atuarial mais segura”, reforçou.

A secretária da Administração, Livânia Farias, e o presidente da PBPrev, Hélio Carneiro Fernandes, participaram da audiência no gabinete do governador, no Palácio da Redenção.