João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba implanta qualificação nacional para técnicos do Sistema Único de Assistência Social

sexta-feira, 27 de setembro de 2013 - 18:36 - Fotos:  Fernanda Medeiros /SEDH

A Paraíba é o segundo estado a implantar o Capacita Suas – curso de qualificação nacional para trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social. Nesta quinta e sexta-feira (26 e 27), em Alagoa Grande (Centro de Formação do Professor) e João Pessoa (Hotel Caiçara), mais de 300 técnicos de cerca de 100 municípios paraibanos que integram a Rede Suas participaram de mais uma etapa do curso. Outros 200 servidores serão qualificados em Sousa no dia 3 de outubro.

Este é o módulo final do curso “Introdução para o Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do Suas e Implementação de Ações do Plano Brasil Sem Miséria”, destinado a técnicos do Suas, iniciado com aulas teóricas nos dias 9, 11 e 12 de setembro. A qualificação foi dividida em três módulos.

O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Gestores serão capacitados – O Capacita Suas terá mais dois cursos na Paraíba que acontecerão nos próximos meses, com data ainda a ser definida: “Atualização em Gestão Financeira e Orçamentária do SUAS”, que será específico para os secretários municipais de assistência social e gestores do fundo municipal de assistência social.

O outro abordará a “Atualização em Indicadores para o diagnóstico e acompanhamento do SUAS e do Brasil Sem Miséria”, destinado a gestores e técnicos de nível superior dos municípios e coordenadores dos Creas e Cras. Desta forma, serão capacitados na Paraíba 1.545 profissionais que atuam no Suas.

João Pessoa – Nesta sexta-feira (27), no Hotel Caiçara, o curso teve uma palestra sobre o “Processo de Trabalho relacionado à provisão dos serviços socioassistenciais”. Em seguida, os alunos reuniram-se em grupos para a participação em oficinas distribuídas com as temáticas: trabalho em equipes de referência, interdisciplinaridade, intersetorialidade e trabalho em rede, condições de trabalho e proteção ai trabalhador do Suas. O resultado do trabalho em grupo foi apresentado no período da tarde para todos os participantes. No evento, foi servido café da manhã, almoço e lanche para os participantes.

Ações – Na oportunidade, a gerente executiva da assistência social, Jaciana Magalhães, e a técnica da Sedh, Carmen Meireles, fizeram uma explanação sobre as ações do Governo do Estado na área da assistência social.

Entre as iniciativas, foi citado o Pacto pelo Desenvolvimento Social que destina recursos para as prefeituras que tenham projetos na área da saúde, educação e assistência; Projeto Acolher, que tem como foco os idosos institucionalizados com as melhorias que serão realizadas nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis); recuperação dos Centros Sociais Urbanos (CSUs) que oferecem cursos profissionalizantes, além de grupos de convivência familiar e comunitária; reordenamento dos Creas, além da qualificação dos técnicos, entre outras.