Fale Conosco

10 de julho de 2013

Paraíba implanta projeto de DNA em parceria com universidade da Espanha



O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Seds), assina nesta sexta-feira (12) o termo de cooperação com a Universidade de Granada, na Espanha, para a implantação do Projeto ‘DNA Prokids’ no Instituto de Polícia Científica (IPC). O objetivo é reforçar o combate ao tráfico de crianças e adolescentes, através da identificação genética das vítimas e familiares. O Estado vai ser o primeiro no Brasil a implantar o programa dentro da sua estrutura pericial.

A assinatura do termo de cooperação acontece às 9h, no Auditório do Ministério Público da Paraíba, com palestra inaugural proferida pelo professor doutor Juan Carlos Álvarez Merino, diretor adjunto do Laboratório de Identificação Genética da universidade espanhola. Nos dias 10 e 11, o docente ministra cursos para peritos criminais da Paraíba, Pernambuco e Ceará, que atuam na área de DNA forense. As aulas acontecem na Escola de Serviço Público da Paraíba (Espep).

Segundo o diretor do IPC/PB, Humberto de Araújo Pontes, na prática, a identificação genética vai dificultar o tráfico de seres humanos, incluindo as adoções ilegais, e obtendo informações sobre as origens, rotas e meios do delito, informações essenciais para o trabalho das forças policiais e judiciais.