João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba ganhará mais 18 telecentros de inclusão digital, em JP e interior

terça-feira, 27 de abril de 2010 - 16:22 - Fotos: 

A Paraíba foi contemplada pelo Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital, do Governo Federal, com a criação de 18 telecentros que funcionarão nos 16 Centros Sociais Urbanos (CSUs) do Governo do Estado, no Centro de Capacitação do Primeiro Emprego e no Centro de Inclusão Digital, esse último no Centro de João Pessoa.

O projeto enviado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) foi um dos 63 selecionados na primeira fase do programa, que propõe a criação de 6.508 novos telecentros no País. Mais de 1.071 projetos foram inscritos na seleção.

Objetivo – A relação dos projetos aprovados foi publicada nesta terça-feira (27), no Diário Oficial da União. Segundo a secretária de Desenvolvimento Humano, Giucélia Figueiredo, o objetivo é criar uma rede de telecentros funcionando nos Centros Sociais Humanos, que ficará disponível para comunidade, além de ampliar e qualificar o atendimento do Centro de Inclusão Digital.

O Governo Federal quer atingir a meta de criar três mil novas unidades em 2010. O programa vai disponibilizar equipamentos de informática novos e recondicionados, mobiliário, conexão à Internet em banda larga, além de bolsa de formação para monitores.
Investimentos – O Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital, que receberá investimentos de R$ 165 milhões, lançou o primeiro edital de seleção de propostas em fevereiro. As inscrições terminaram dia 26 de março.

“É necessário ampliar e qualificar os telecentros para que cada vez mais brasileiros tenham acesso a esse meio extraordinário de adquirir e difundir conhecimento que é a Internet”, afirma o coordenador dos programas de inclusão digital, Cezar Alvarez. “Isso é fundamental para o desenvolvimento do nosso povo e do nosso país.”

Seleção – A escolha das iniciativas que vão receber apoio federal foi feita em conjunto pelos ministérios da Ciência e Tecnologia, das Comunicações e do Planejamento, que coordenam a iniciativa. Foram escolhidas aquelas que cumpriram procedimentos de inscrição e estão dispostas a implantar e manter ao menos 10 telecentros sob as diretrizes de funcionamento do Programa.

A avaliação considerou também o grau de apoio das proponentes aos telecentros, a experiência prévia e capacidade de continuidade, além da localização das unidades de maneira coincidente a políticas federais prioritárias e a abrangência populacional.

Locais beneficiados – Centros Sociais Urbanos em João Pessoa: Mandacaru, Geisel, Rangel e Cruz das Armas; CSUs em Santa Rita, Sapé, Guarabira, Itabaiana, Areia, Sousa, Esperança, Cajazeiras, Catolé do Rocha e Patos. Em Campina Grande, os centros dos bairros de Monte Santo e Maria Rosa.
Ainda na Capital, serão implantados equipamentos no Centro de Inclusão Digital, localizado na Rua Duque de Caxias, e no Centro de Capacitação para o Primeiro Emprego, que fica no bairro do Castelo Branco.

Janaína Araújo, da Assessoria de Imprensa da SEDH