João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba ganha primeiro Centro Dia de Referência do país

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012 - 11:20 - Fotos: 

O Governo do Estado inaugurou, na tarde dessa terça-feira (4), o primeiro Centro Dia de Referência do país. O espaço fica na Rua Anísio Ferreira de Aguiar, número 43, no Bairro dos Estados, em João Pessoa. Ele é o primeiro do Brasil com cofinanciamento dos governos Federal, Estadual e Municipal.

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, participou da solenidade e destacou a importância do centro para o acompanhamento integral de pessoas com deficiência física e em situação de dependência (impossibilidade de locomoção). “A população, o usuário pobre, muitos em situação de isolamento, pode encontrar oportunidades oferecidas para a convivência, com profissionais e equipamentos essenciais ao desenvolvimento da pessoa com deficiência”, observou a ministra.

O Centro conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar que inclui atendimento nas áreas de psicopedagogia, terapia ocupacional, assistência social, além de doze cuidadores aptos a desenvolver serviços de qualidade que estimulem a capacidade psicológica e motora dos usuários. A coordenadora da casa, Cibelle Almeida, afirmou que serão cerca de 150 atendimentos semanais. “Nós vamos prestar serviço durante o dia para o deficiente que é dependente, ou seja, os pais poderão deixá-los aqui para trabalhar ou desenvolver suas atividades”.

De acordo com a secretária de Estado de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, já existe projeto para a inauguração de novos Centros Dia na Paraíba. “Nosso objetivo é inaugurar uma casa de apoio seguindo este modelo, até janeiro de 2013, na cidade de Santa Rita, e em breve, atender também usuários de cidades de Guarabira, Sousa e Patos.