Fale Conosco

14 de maio de 2009

Paraíba ganha primeira Escola Superior da Defensoria nesta sexta



A Paraíba vai ganhar a primeira Escola Superior da Defensoria Pública, que homenageia o primeiro coordenador do órgão, o defensor Manoel Lopes de Carvalho. A instalação da escola é nesta sexta-feira (15), às 9h, no auditório da Faculdade Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na Praça João Pessoa, Centro.

A escola abre tendo como primeira atividade a Jornada de Estudos da Defensoria Pública, que começa com a instalação oficial da unidade de ensino pela defensora pública geral do Estado, Fátima Lopes Correia Lima, e prossegue com palestra da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, sobre ‘A Defensoria como instrumento de inclusão social’.
 
Todos os 330 defensores que atuam em João Pessoa, Campina Grande e no restante do Estado vão participar do evento que marca uma nova era na capacitação profissional desses servidores. “A Escola Manoel Lopes de Carvalho vai ser um local de interação da categoria e, principalmente, de reciclagem profissional, com o oferecimento de cursos, seminários e encontros que terão o objetivo de debater assuntos de interesse dos defensores,” explicou  Fátima Lopes. Durante a Jornada de Estudos, será relançado o jornal ‘O Defensor’, publicação informativa criada há nove anos e que depois de alguns anos sem circular, volta a ser editada.

Na programação da Jornada está prevista ainda, às 14h, uma palestra sobre ‘Acesso à Justiça: direito de todos’, proferida pelo deputado federal e defensor público Wilson Santiago. Outro tema em discussão no evento será ‘A Defensoria Pública e o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor’, proferida pelo advogado e professor universitário Odon Bezerra. A última palestra da Jornada estará a cargo do defensor público do Estado do Piauí, Roberto Gonçalves Freitas Filho, sobre ‘Defensoria Pública – História e perspectivas’.

Confira a programação completa:

9h – Abertura da Jornada de Estudos

9h15 – Instalação da Escola Superior da Defensoria pela defensora pública geral, Fátima Lopes Correia Lima

9h30 – Palestra ‘A Defensoria Pública como instrumento de inclusão social’, pela ministra do STJ, Eliana Calmon

11h30 – Intervalo

14h – Palestra ‘Acesso à Justiça: Direito de todos’, pelo deputado federal Wilson Santiago

15h30 – Palestra ‘A Defensoria Pública e o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor’, pelo advogado Odon Bezerra

16h – Palestra ‘A Defensoria Pública – História e perspectivas’, pelo defensor público do Piauí, Roberto Gonçalves Freitas Filho

17h40 – Encerramento