João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba ganha entreposto de mel e poderá se tornar exemplo na produção nacional

terça-feira, 23 de dezembro de 2014 - 09:14 - Fotos: 

A Unidade de Beneficiamento de Mel em Aparecida-PB, inaugurada na sexta-feira (19), tem condições técnicas para receber certificação do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que atesta a qualidade da produção de origem animal e permite a venda em todo o território nacional e internacional, conforme declaração de técnicos da Superintendência Federal de Agricultura na Paraíba.

A obra foi entregue à população e tem capacidade de beneficiar até 600 toneladas de mel por ano, produzidas pelos municípios localizados na região e que estejam situados em até 150 km de distância. O empreendimento faz parte dos 33 Arranjos Produtivos Locais, conta com uma área total de 400 metros quadrados e foi construída com recursos no valor de R$ 597,8 mil do Governo do Estado e BNDES.

O presidente da Associação dos Apicultores do Sertão da Paraíba, Maximino Severino da Silva, falou em nome dos beneficiários e disse que a inauguração representa um momento de muita alegria e satisfação para todos os apicultores e que vai trazer muito benefício para a região. Ele ainda fez um apelo ao governo no sentido de continuar gerando incentivo para dar continuidade ao projeto produtivo.

O técnico do Gabinete da Presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), departamento Nordeste, Eliézer Cordeiro, destacou que o objetivo do projeto é fazer a inclusão social dos beneficiários para que ocupem um lugar como cidadãos. “O BNDES tem como meta fazer com que cada apicultor seja dono do seu próprio negócio, que produza e contribua para o desenvolvimento do nosso País”, lembrou.

Já o especialista em apicultura do Projeto Cooperar, José Estrela de Oliveira, que representou o gestor do órgão, Roberto Vital, disse que as novas instalações vão garantir mais qualidade ao produto e quem sai ganhando é o consumidor, que terá a certeza de consumir um mel com originalidade e qualidade.

Ele lembrou que nos últimos quatro anos, o Governo do Estado, por meio do Cooperar, investiu R$ 4 milhões em projetos produtivos na área apícola com a instalação de 26 unidades de extração de mel e quatro unidades de beneficiamento do produto. “No futuro, o apicultor será um dos responsáveis pela salvação do planeta, pois a atividade o permite ser um defensor da natureza”, lembrou.

O secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Agamenon Vieira, que representou o governador Ricardo Coutinho na solenidade, informou que o momento era histórico para o município e, em especial, os apicultores. Ele lembrou a trajetória do Piauí, que hoje ocupa a terceira posição de exportador de mel, mas que nesse montante a produção da Paraíba vai junto.

Agamenon destacou que a Paraíba terá condições de ‘grifar’ o mel produzido e que será um projeto de desenvolvimento para a geração de inclusão social dos beneficiários. Ele recomendou o aumento no consumo do produto para que o setor seja fortalecido, pois uma parte da população faz a utilização apenas como remédio.

A Unidade de Beneficiamento de Mel Biron Rocha Pordeus fica localizada no Assentamento Acauã, a 3 km do município de Aparecida.