João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba expõe potencialidades turísticas no 20º BNTM, em Natal

sexta-feira, 13 de maio de 2011 - 19:06 - Fotos: 

Quadrilha junina animou operadores de turismo/Secom-PB

O São João da Paraíba começou nesta sexta-feira (13) durante a 20ª Brazil National Tourism Mart (BNTM), que acontece no Centro de Convenções de Natal, no Rio Grande do Norte. A Prefeitura de Campina Grande promoveu a apresentação de uma quadrilha junina, esquentando os festejos e animando os cerca de 500 operadores de turismo de 30 países que estão participando da Bolsa. O estande da Paraíba, coordenado pela PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), recebeu a visita de pelo menos 400 operadores e de jornalistas que receberam kits com material de divulgação sobre o destino e assistiram o show da quadrilha. Também foram distribuídos doces típicos, uma pequena amostra da gastronomia paraibana.

Um dos destaques do estante da Paraíba foi a participação dos representantes das regiões do Cariri e do Agreste, em especial, da Prefeitura de Campina Grande. Todos mostraram as riquezas da região, com destaque para o Maior São João do Mundo. Já os representantes de João Pessoa, Cabedelo e Conde, apresentaram seu potencial turístico com foco no segmento praia e sol, mostrando as belezas das praias urbanas e paradisíacas.

A participação expressiva da Paraíba na BNTM foi marcada também com as presenças da ABIH-PB (Associação Brasileira de Hotéis), Sebrae, dos Convetion Bureaux de João Pessoa e Campina Grande e DO SindiCampina.

De acordo com a presidente da PBTur, Ruth Avelino, além do estande da Paraíba no espaço Nordeste, o Estado ocupa outro espaço na área comercial, onde o técnico da estatal da Paraíba, Klauss Rutter, que além do português fala inglês, alemão e espanhol, atendeu 35 operadores interessados efetivamente em fechar negócios.

Fundação CTI/NE – A nova diretoria da Fundação Comissão de Turismo Integrado, que organiza a BNTM, foi eleita nesta sexta-feira (13), durante a realização do evento em Natal. A presidente eleita é a Daniella Novis, secretária de Turismo de Alagoas, e o vice-presidente, Renato Feliciano, secretário de Turismo e desenvolvimento Econômico da Paraíba. A nova gestão será para o próximo biênio.

Além das atividades de divulgação do destino Paraíba, a presidente da PBTur esteve reunida com a nova presidente da Fundação CTI/NE para discutir o incremento de ações de divulgação e infraestrutura dos estados da Paraíba, Alagoas, Piauí, Maranhão e Sergipe, que não são sedes do Mundial de Futebol, visando prepará-los para receber turistas durante a Copa do Mundo de 2014. A executiva da estatal da Paraíba disse que a conversa com os organismos de turismo serão intensificadas ainda este mês.

Rota 33 – Ruth Avelino anunciou, ainda, que foram iniciadas as discussões sobre o Projeto Rota 33, iniciado pelas prefeituras de João Pessoa, Recife, Natal e Maceió, em 2005, mas que não teve continuidade. A presidente da PBTur explicou que a ideia é que esse projeto seja retomado pelos governos desses estados. O objetivo é buscar incrementar ações conjuntas de incremento do turismo regional, aproveitando a duplicação da BR-101.