João Pessoa
Feed de Notícias

Jogos Escolares e Paraescolares são abertos na cidade de Patos

sábado, 4 de agosto de 2012 - 12:15 - Fotos:  Secom-PB

A etapa estadual dos Jogos Escolares e Paraescolares 2012, categoria de 12 a 14 anos, foi aberta oficialmente nesta sexta-feira (3), na cidade de Patos. Na solenidade, que aconteceu no ginásio do Colégio Cristo Rei, o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, José Marco, homenageou com uma comenda o professor de Educação Física e radialista esportivo José Santana de Medeiros (Dedé Santana) pelos grandes serviços prestados ao desporto na cidade ao longo de 30 anos.

Houve desfile das escolas de todas as 14 regiões da Paraíba que estão participando do evento e apresentação do coral da Escola Coriolano de Medeiros, que cantou o Hino Nacional e o hino da cidade de Patos.

“O Governo do Estado realiza mais um evento que proporciona a alegria de quase 1.000 alunos-atletas e ainda paraatletas. Pra mim, é um sonho estar fazendo parte, já que fui atleta olímpico, e ver esses atletas de 12 e 14 anos se destacando e levando o nome da Paraíba para fora do Estado nas Olimpíadas Escolares Brasileiras”, disse o secretário José Marco.

Ele ainda destacou a parceria entre a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e a Secretaria de Estado da Educação (SEE). “Encontramos uma base muito boa aqui em Patos e queria agradecer a regional de ensino e ao secretário Harrison Targino. Nossa ideia é trazer a próxima etapa estadual, em novembro, de 15 a 17 anos, aqui pra cidade de Patos”.

O coordenador técnico, professor Mineiro, destacou a iniciativa da comissão dos jogos em expandir a etapas para dois municípios. “Este ano, os Jogos Escolares e Paraescolares passaram por uma reformulação. Os jogos foram separados, sendo os individuais em João Pessoa e os coletivos em Patos”, explicou.

Nesta fase dos jogos, participam 920 atletas disputando em 13 modalidades, entre coletivas (handebol, futsal, vôlei de praia, vôlei de quadra e basquete), em Patos, e individuais (como atletismo, natação, xadrez, luta olímpica, judô, ciclismo e badminton), nos dias 11 e 12 deste mês, em João Pessoa. Ao todo, estão participando nesta etapa estadual, 14 Regionais de ensino totalizando 100 cidades em toda Paraíba. O campeão desta etapa irá representar a Paraíba nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, no mês de setembro.

Os jogos começaram neste sábado (4) e terminam no próximo dia 20.

Paraescolares – As competições dos Jogos Paraescolares serão no dia 11, em João Pessoa, onde os campões se classificam para as Paraolimpíadas Escolares Brasileiras, que serão disputadas no mês de outubro, em São Paulo.