Fale Conosco

1 de novembro de 2011

Paraíba é segundo do Nordeste em competições sobre salvamento aquático



A delegação de militares que representou a Paraíba em duas competições do 11º Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático, de26 a30 de outubro, em Brasília, foi recepcionada nesta terça-feira (1º) pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro de Barros. Os 15 integrantes da delegação foram chefiados pelo tenente-coronel Marcelo Augusto de Araújo e o major Tibério Vieira.

Dos 14 estados brasileiros participantes, a Paraíba ficou em sétimo lugar, sendo o segundo estado do Nordeste na competição (o Ceará ficou em sexto). Além da boa colocação, o Estado também levou o troféu “Guarda Vidas”, melhor premiação do evento, recebido pelo aluno do Curso de Formação de Soldados Rodrigo Paiva de Queiroz.

Os militares foram recepcionados durante a formatura geral no quartel do Comando Geral. Na ocasião, o coronel Jair destacou a participação dos paraibanos que, segundo ele, foi de fundamental importância, principalmente pelo fato de a equipe ter adquirido mais experiência numa competição de nível internacional, que congregou atletas militares de vários países do continente americano.

Além do campeonato, aconteceram outros eventos, em paralelo: o 10o Simpósio Brasileiro de Salvamento Aquático, o 8o Sulamericano de Salvamento Aquático e a 6a Feira de Artigos de Salvamento Aquático. Os eventos tiveram o propósito de melhorar o conhecimento, a integração entre os serviços de salvamento e, principalmente, a redução do número de afogamentos.

A coordenação geral foi do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), responsável pela união dos serviços de salvamento aquático no Brasil e representante na Federação Internacional de Salvamento Aquático (ILS).

Militares representantes da Paraíba – Tenentes Joana Mentor Braga Batista, Ovídio Fernandes Bezerra Neto, Marcelo de Sant’ana, Nadja Ramalho Freire; cadetes Renata Lourenço da Silva, Danton Victor de Lima Carneiro, Bruna Carneiro de Barros Pinheiro; sargentos Jânio Damião Carneiro de Alencar, Félix Marcos do Nascimento Ferreira; e aluno do Curso de Formação de Soldados Rodrigo Paiva de Queiroz, além do cabo Jean Jacques de Oliveira Lima e dos soldados Josinaldo de Figueiredo Dias, Ruy Delgado de Azevedo Neto, Jânio dos Santos Nascimento Junior e Jerônimo de Lima Perônico.