Fale Conosco

4 de dezembro de 2014

Paraíba é o estado com melhor cobertura vacinal contra a raiva animal



A Paraíba conseguiu o maior percentual do país de cobertura vacinal contra a raiva animal: 89,36%, ultrapassando o que preconiza o Ministério da Saúde, que recomenda 80% como cobertura ideal. No período de 18 de outubro a 30 de novembro de 2014, foram vacinados, em todo estado, 463.424 cães e gatos.

“Foi uma vitória muito grande, principalmente se levarmos em consideração que esta campanha ocorreu em pleno período eleitoral”, disse o coordenador do Programa Estadual de Controle da Raiva, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Francisco de Assis Azevedo.

Segundo ele, este é o resultado de um trabalho que vem sendo implementado em todos os 223 municípios paraibanos, refletindo na diminuição dos casos de raiva em cães e gatos e, consequentemente, na ausência dos casos de raiva humana nos últimos 15 anos em todo estado.

Entre as ações de controle, além das campanhas de vacinação, estão o monitoramento de animais suspeitos; envio de amostras para diagnóstico laboratorial da doença; cobertura focal em todos os casos detectados; vacinação animal de rotina, além da capacitação dos profissionais de saúde na coleta, conservação e transporte de amostras de animais suspeitos.