João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba é o estado com maior redução no número de óbitos por dengue

segunda-feira, 11 de julho de 2011 - 12:35 - Fotos: 

O Ministério da Saúde divulgou o balanço do primeiro semestre de 2011 sobre a situação de dengue no país. De janeiro ao início de julho, foram confirmados no Brasil 8.102 casos graves da doença, contra 14.685 no primeiro semestre de 2010. A maior parte (57%) está concentrada nas regiões Sudeste e Nordeste, nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Ceará.

O novo boletim da dengue divulgado nesta segunda-feira (11), referente à semana epidemiológica 26, que vai de 26 de junho a 2 de julho, revela que foram notificados 1.258 novos casos da doença na Paraíba. Ao todo são 10.698 notificações este ano, sendo 5.004 de dengue clássica, 79 com complicação e 62 do tipo hemorrágico. Aguardam confirmação 3.808 casos e 1.744 foram descartados. Um óbito foi registrado até agora.

Em relação ao boletim anterior houve aumento de 11 casos de dengue com complicação e 4 de hemorrágica, totalizando 141 casos das formas graves da doença.

Avaliando comparativamente o número de casos graves da Paraíba em relação ao total de casos graves do Brasil se observa que até 2 de julho deste ano foram registrados 141 casos graves da doença, o que representa 1,7% dos casos graves do país, e, 2,9% do total de casos graves da Região Nordeste.

Outro ponto é que apesar do aumento do número de casos graves em relação ao ano de 2010, a Paraíba é o Estado do Nordeste com maior redução no número de óbitos. Provavelmente, este resultado está acontecendo pelo reforço das ações voltadas ao paciente com dengue, baseado na classificação de risco, o que qualificou a assistência.

Outra ação da Secretaria de Estado da Saúde que contribuiu para a redução de óbitos foi a confecção e distribuição de material para consultórios que orienta o profissional a classificar o paciente de forma prática e direciona a conduta a ser aplicada de imediato.