João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba é o 8º Estado a ter técnicos treinados pelo MS, em informática

quarta-feira, 5 de maio de 2010 - 17:27 - Fotos: 

A Paraíba é o oitavo Estado brasileiro beneficiado pelo ‘Curso de Atualização de Informação e Informática em Gestão do Trabalho no SUS’, promovido pelo Ministério da Saúde, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O treinamento foi iniciado na segunda-feira (3) e será encerrado na sexta-feira (7), no Laboratório de Inclusão Digital da Central de Aulas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Campus de João Pessoa. Estão sendo treinados 40 técnicos da área de recursos humanos e informática de 13 municípios paraibanos, das gerências regionais de Saúde e da Gerência de Administração da SES.

O técnico do Programa de Qualificação e Estruturação da Gestão do Trabalho e da Educação no SUS (ProgeSUS) do Ministério da Saúde, Vandercleisson Machado Ferreira, disse que com a capacitação desses servidores que se transformarão agentes multiplicadores na implantação e operacionalização dos sistemas de informação do Ministério da Saúde, o gestor municipal terá mais uma ferramenta de trabalho para melhorar o seu banco de dados e, assim, poder definir e implantar políticas públicas voltadas para  a qualificação dessas pessoas e melhorar o atendimento ao público.

Ele acrescentou que com a utilização dos sistemas de informações do MS, os gestores municipais terão todos os dados sobre os seus funcionários como, por exemplo, a formação profissional e o grau de instrução e a partir daí poderá saber quais os setores que precisam de capacitação profissional. “Tem município no Brasil que só tem o nome do servidor na folha de pagamento que é feita de forma manual e sem nenhum dado a mais e, isso, é inaceitável para o momento em que vivemos, onde tudo é informatizado”, afirmou.

Machado revelou que a intenção do Ministério da Saúde é capacitar todos os municípios brasileiros até mês de julho deste ano. Ele disse que, depois dessas capacitações, será criado o Banco Nacional de Informações do Trabalho em Saúde. “Por meio de e-mails ou telefone o Ministério da Saúde poderá liberar para os municípios as informações do banco de dados nacional para que os gestores municipais possam acompanhar o que está sendo feito em todo o Brasil para melhorar a qualificação dos servidores da área de saúde e a prestação dos serviços à população”, explicou.

Adesão – A chefe do Núcleo de Gestão do Trabalho da Gerência Administrativa da SES, Rosa Helena Vasconcelos, explicou que os 13 municípios que estão sendo atendidos neste primeiro momento, foram os que aderiram ao Programa de Qualificação e Estruturação da Gestão do Trabalho e da Educação no SUS (ProgeSUS). “Esses municípios elaboram projetos que atendem aos requisitos exigidos pelo edital do programa e o documento foi aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e pelo Ministério da Saúde”, explicou.

Os municípios que aderiram ao ProgeSUS vão receber todos os equipamentos necessários para reestruturar e melhorar os seus setores de recursos humanos.  Rosa Helena afirmou que a meta do Governo do Estado é estruturar e qualificar a política de recursos humanos da área de saúde dos municípios paraibanos. No curso, os técnicos estão conhecendo um pouco mais sobre o ProgeSUS, os sistemas  utilizados pelo Ministério da Saúde na área de informação e recursos humanos e terão exercícios práticos para aprenderem a utilizá-los.

Assessoria de Imprensa da SES/PB