João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba participa de debate sobre Agenda de Gestão Pública

segunda-feira, 24 de setembro de 2012 - 10:31 - Fotos:  Secom-PB

Com a participação de quatro secretários estaduais e técnicos de 25 estados e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), foi concluída a Oficina Preparatória para definição de uma agenda comum entre a União e estados, objetivando a melhoria da gestão pública e o atendimento ao cidadão.

A iniciativa do MPOG, com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan),  teve como foco traçar as diretrizes do Pró-Cidadão, programa instituído para melhorar a prestação dos serviços públicos nas áreas de educação, segurança pública e ação social.

A secretária de Estado da Administração da Paraíba, Livânia Farias, participou do Seminário. O evento ainda contou com os secretários Eduardo Diogo, do Planejamento e Gestão do Ceará e presidente do Consad; Flora Valadares, secretária da Gestão Administrativa do Acre; e Lúcio Mascarenhas, secretário da Administração do Tocantins.

Durante o encerramento da Oficina, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, o secretário Eduardo Diogo destacou a presença de 25 Estados como uma demonstração da “mobilização e do interesse dos secretários em debater a gestão pública do país, para que se possa cada vez mais levar os melhores serviços aos cidadãos”. Eduardo Diogo também ressaltou o apoio do BID e do MPOG, acrescentando que o Consad “estará sempre à disposição para debater a gestão pública do país, não como parceiro, mas como aliado”.

Para o representante do BID, Pedro Farias, “todos devem trabalhar em paralelo, de maneira convergente e articulada, um reforçando o outro para que haja êxito mútuo”. Sugere ainda que haja um acompanhamento que “permita a identificação dos problemas e se possa aproveitar, permanentemente, as lições apreendidas”.

A representante do Ministério do Planejamento, Valéria Salgado, afirmou que o Consad tem sido um grande aliado e enfatizou que a importância dessa aliança “é fundamental para a gente avançar na gestão pública”. Valéria Salgado entende que “precisamos de integração, de articulação, do financiamento e do apoio do BID. Agora precisamos também dessa integração, dessa articulação com os estados”.

Para a secretária da Administração da Paraíba, Livânia Farias, o debate é fundamental. “O nosso foco é criar mecanismo capazes de melhorar a gestão pública e o atendimento ao público”, reforçou a secretária.