João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba é destaque na abertura das Paralimpíadas Escolares 2013

terça-feira, 26 de novembro de 2013 - 15:22 - Fotos: 

A Paraíba foi destaque no desfile de abertura das Paralimpíadas Escolares 2013, no Auditório Celso Furtado, do Ginásio do Anhembi, em São Paulo, na tarde dessa segunda-feira (25). Maior delegação do Nordeste e a 9ª maior do país, os atletas desfilaram sobre o som da música “Paraíba Masculina, Mulher Macho Sim Senhor”. Pela ordem alfabética, a delegação paraibana foi a 19ª a desfilar.

Bastante prestigiada, a abertura das Paralimpíadas Escolares 2013 contou com representantes de 25 estados e do Distrito Federal. Os cerca de 1.300 atletas de 25 estados brasileiros, do Distrito Federal e também do Reino Unido desfilaram com suas respectivas bandeiras.

O vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Ivaldo Brandão, abriu oficialmente as disputas por medalhas nas dez modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5 (cegos), futebol de 7 (paralisia cerebral), natação, goalball, judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

O evento se estende até esta sexta-feira (29). Os jogos encerram o calendário 2013 de competições nacionais do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e são realizados em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e com a prefeitura da capital paulista.

Não tenho palavras para falar o quanto nós, do Comitê Paralímpico Brasileiro, nos sentimos honrados por promover e participar deste magnífico evento. Temos aqui pequenas joias que serão o futuro do esporte paralímpico do Brasil”, afirmou Brandão, em seu discurso de abertura. “Temos uma importante missão aqui também, porque as Paralimpíadas Escolares estão internacionais, com a presença inédita de atletas britânicos nas nossas disputas. Nos próximos anos, poderemos ter mais países participando”, observou.

Ele ainda aproveitou para pedir aplausos ao presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, que foi eleito no domingo (24), em Atenas, vice-presidente do Comitê Paralímpico Internacional, cargo jamais ocupado por um brasileiro. Parsons, em trânsito da Grécia para o Brasil, não pode comparecer à abertura das Paralimpíadas Escolares.

Receber esta festa aqui em São Paulo só reforça a ideia de quanto o esporte pode ser transformador na vida das pessoas com deficiência”, comentou em seu discurso Linamara Battistella, secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo.

Uma das principais características das Paralimpíadas Escolares é o potencial de revelar futuros atletas de alto rendimento para representar o Brasil em competições internacionais. Grandes nomes que atualmente brilham no cenário paralímpico mundial, como Alan Fonteles, Lorena Spoladore e Talisson Glock, já disputaram medalhas em pelo menos uma das sete edições das Paralimpíadas Escolares.