João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba é campeã de Bocha em Recife, representada pela Funad

terça-feira, 18 de maio de 2010 - 14:06 - Fotos: 

A Paraíba subiu ao pódio no Campeonato Regional Nordeste de Bocha, realizado no último final de semana na cidade do Recife, Pernambuco. O evento foi organizado pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE) e contou com a participação de atletas de todos os estados do Nordeste.

A delegação da Fundação de Apoio ao Deficiente (FUNAD), formada por dirigentes e técnicos, contou com a presença de dois atletas. Pedro Tavares, que foi vice-campeão na categoria BC4, está classificado para o Campeonato Brasileiro em Uberlândia, Minas Gerais. O atleta Phillipe Morais de Meireles, residente em Mari, ficou em primeiro lugar.

A bocha é um esporte criado para priorizar as pessoas com grande comprometimento físico. Os atletas são classificados de acordo com o grau de suas deficiências e, assim, com seu comprometimento, são classificados em suas respectivas categorias.

Embora seja uma modalidade criada para portadores de deficiência com comprometimento severo em sua função física, não deixa de ser um esporte puramente competitivo. Por esse motivo, as perspectivas para o futuro desse esporte no País são as mais otimistas possíveis.

A bocha para portadores de deficiência foi trazida para o Brasil em 1995, pelo atual presidente da Associação Nacional de Desportos para Deficientes (ANDE), professor Brandão Vieira, e o número de atletas praticantes vem crescendo a cada ano.
 
A bocha na FUNAD – A bocha é uma inovação no circuito de práticas esportivas contidas na FUNAD. “Consideramos de extrema importância, inclusive para efeitos de reabilitação, a prática deste esporte”, frisou a presidente da FUNAD. Falo como reabilitadora, que vejo na bocha uma importante forma de aperfeiçoar o processo de reabilitação e habilitação da pessoa com deficiência”, ressaltou  Rosália.

Estiveram presentes, prestigiando e assistindo os jogos a diretora técnica, Luíza Barssi, e a presidente do Funad, Rosália Araújo.

Da Assessoria de Imprensa da Funad