Fale Conosco

29 de novembro de 2011

Paraíba divulga roteiro na Espanha e aposta na Copa de 2014 para atrair turistas



A Paraíba encerra a participação em eventos nacionais e internacionais de Turismo em 2011 na cidade espanhola de Barcelona, onde está acontecendo o Meeting Global e Exibição de Eventos (EIBTM). O evento, que termina nesta quinta-feira (1º), é considerado um dos maiores do segmento na Europa, organizado para reuniões da indústria do turismo.

Participam do encontro prestadores de serviços de gerenciamento de destino, excursões de interesse especial, serviços de hospitalidade, de conferência ou serviços locais de reuniões, serviços de gerenciamento de eventos, serviços de agências de viagens, visitas a museus, vinhos e passeios gourmet e serviços de assistência em escala.

A comitiva paraibana é coordenada pelo vice-governador Rômulo Gouveia, que está acompanhado do titular da Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setur), Renato Feliciano, e do diretor de Marketing da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Temi Cabral. “Estamos reforçando a divulgação do nosso destino no mercado internacional porque a Paraíba é uma opção forte para os turistas estrangeiros, principalmente europeus, pela proximidade do continente”, disse o vice-governador.

Rômulo defende a presença da Paraíba em eventos internacionais por causa da Copa do Mundo de 2014. Ele avalia que a Paraíba tem chances de se tornar um Centro de Treinamento de Seleção (CTS) no mundial de futebol. “Além de divulgar o destino, o Governo do Estado tem se empenhado para cumprir as exigências básicas da Fifa e receber uma das seleções estrangeiras que participarão da competição internacional”, disse.

Esforço – João Pessoa conta com o apoio do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, para que seja efetivamente reconhecida como uma cidade preparada para receber e atender as necessidades de uma das delegações. O vice-governador alerta que o desafio será cumprir algumas metas, como melhoria da infraestrutura urbana, focando na acessibilidade; capacitação profissional, com treinamento específico em áreas como línguas estrangeiras; e ampliação da rede hoteleira, que ainda é tímida para um evento com o porte da Copa do Mundo.

Para o diretor de Marketing da PBTur, Temi Cabral, o Governo do Estado conseguiu colocar o destino Paraíba nas principais prateleiras dos mercados nacional e internacional, em 2011. “Participamos de praticamente todos os grandes eventos realizados no Brasil e no exterior, sempre mantendo contato direto com o público final, além de termos viabilizado uma série de treinamentos junto com as principais operadoras de turismo do país”, reforçou o executivo.

Assim como Temi Cabral, o secretário Renato Feliciano acredita que a Paraíba terá um dos melhores períodos de alta estação dos últimos anos. Segundo ele, os números já apontam um forte crescimento da demanda de turistas no Estado, com aumento na taxa de ocupação dos hotéis – que tem chegado a 100%, em alguns finais de semana – e na movimentação de passageiros no aeroporto Castro Pinto, que bateu o número anual de um milhão na semana passada. “A tendência é aumentarmos esses números, pois confiamos no trabalho que estamos promovendo desde o início desta administração”, enfatizou.