João Pessoa
Feed de Notícias

Cariri paraibano deve registrar temperatura de 17°C nesta quinta-feira

quinta-feira, 12 de setembro de 2013 - 16:30 - Fotos:  Roberto Guedes/Secom-PB

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) divulgou o boletim meteorológico para esta quinta-feira (12). A previsão é de chuvas esparsas no Agreste, Brejo e Litoral. Nas demais regiões, o tempo deve permanecer nublado. A temperatura máxima pode atingir 35 ºC, no Sertão, e a mínima de 17ºC, no Cariri.

O ar úmido trazido pelos ventos que sopram do oceano Atlântico em direção à costa leste nordestina volta a deixar o tempo instável sobre o setor leste paraibano. No decorrer do dia, a nebulosidade fica variável. Não se descarta a ocorrência de eventos como chuva e ventos de intensidade mais significativa em pontos isolados da faixa leste do Estado”, explicou a meteorologista Carmem Becker.

Diariamente, o Governo do Estado divulga dois boletins com a previsão do tempo para toda a Paraíba. A cada 12 horas, os fenômenos meteorológicos são avaliados pelos técnicos da Aesa, no Centro de Gestão de Situações Críticas (Sala de Situação), em Campina Grande. As informações são disponibilizadas para a população por meio da internet, no site www.aesa.pb.gov.br.

Além da previsão do tempo, os meteorologistas que atuam na Sala de Situação fazem o acompanhamento das tendências hidrológicas em todo o território paraibano, com a análise detalhada da evolução das chuvas, dos níveis e vazões dos rios e reservatórios.

Esse monitoramento é realizado com o auxílio das plataformas de coleta de dados que estão instaladas nos principais reservatórios e rios do Estado com sensores de chuva, pressão barométrica e nível da água. Em caso de riscos de enchentes ou secas iminentes, o equipamento emite um alerta”, explicou o gerente de Monitoramento e Hidrometria, Lucílio Vieira.