João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba define ações de recepção e segurança para turistas no Porto de Cabedelo

sexta-feira, 9 de outubro de 2009 - 09:19 - Fotos: 

Para garantir as boas-vindas e a operacionalização dos roteiros turísticos que serão destinados aos quase 30 mil turistas de cruzeiros marítimos que passarão pelas cidades de João Pessoa e Cabedelo, entre os meses de dezembro deste ano e março de 2010, diversas entidades que participarão das ações de recepção e segurança desses visitantes reuniram-se na tarde da última quarta-feira (07), em um hotel da capital.

Segundo o coordenador de segurança do Porto de Cabedelo, Félix Lima, que na ocasião  representou o presidente da Companhia Docas da Paraíba, que administra o Porto, Wagner Breckenfeld, foi definido um pré-roteiro turístico que inclui o pôr-do-sol na praia do Jacaré, a Fortaleza de Santa Catarina, passeios à Areia Vermelha, visitas aos shoppings da capital paraibana, feiras de artesanato e outros pontos turísticos da cidade.
 
O encontro contou com a participação de representates da Anvisa,  Prefeitura de Cabedelo, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, João Pessoa Convention Bureau, Secretaria de Turismo de João Pessoa, PBTUR, Funjope e do Porto de Cabedelo.

“Na reunião tratamos, principalmente, da operacionalização externa ao Porto de Cabedelo e adjacências por onde os turistas passarão, com foco na questão da segurança. Cada entidade fará sua parte na recepção e segurança desses visitantes, que passarão cerca de oito horas em terra e visitarão os principais pontos turísticos das cidades”, ressaltou Félix, observando que  o trabalho conjunto destas entidades serão fundamentais no sucesso dos deslocamento dos turistas pela cidade.

Durante a reunião, também foram realizados esclarecimentos quanto aos papéis e ações de cada órgão no que diz respeito a visita dos turistas às cidades de João Pessoa e Cabedelo e a necessidade de garantir tanto a segurança dos visitantes, como uma boa receptividade. Durante a reunião, a gerente de Portos Mundial, Raffaella Del Prete, que integrou a equipe técnica da MSC junto ao gerente operacional da empresa no Brasil, Antônio Duarte,  reforçou a satisfação da empresa MSC em firmar essa parceria com o Porto de Cabedelo. Ela destacou  ainda a harmonia existente entre as entidades envolvidas nas atividades e o sentimento de cooperação visivelmente predominante entre os presentes.

O coordenador de segurança do Porto de Cabedelo, Félix Lima, falou da expectativa de concretização do projeto. “É grande a expectativa de receber quase 30 mil turistas e um navio do porte do Melody”, disse Félix, complementando que toda a equipe portuária está sensibilizada em colaborar para o fomento do turismo no Estado. “Estamos muito envolvidos nesse projeto que vai coloborar para o incremento do turismo e economia local”, finalizou Félix. Porto receberá, todas as quartas-feiras do período compreendido entre os dias 09 de dezembro e 10 de março de 2010, cerca de 2 mil turistas a cada viagem.

A partir da reunião, as entidades começarão a desenvolver seus projetos específicos, que incluem segurança, turismo e cultura, para que no próximo encontro, que acontecerá em breve, todos os envolvidos no desembarque dos turistas possam começar a pôr em prática as idéias que garantirão o sucesso deste projeto inédito na Paraíba e que está sendo conduzido em parceria pelo Porto de Cabedelo, a empresa MSC Cruzeiros e várias outras instituições e empresas.

Datas

Os 14 atracamentos do navio MSC Melody acontecerão nos dias 09,16,23 e 30 de dezembro, nos dias 06,13,20 e 27 de janeiro, nos dias 03,10,17 e 24 de fevereiro e nos dias 03 e 10 de março, com previsão de chegada às 13h00 ou às 16h00, podendo esse horário ser alterado para mais ou para menos uma hora a depender de questões técnicas-operacionais.

Assessoria de Imprensa da Companhia Docas