Fale Conosco

8 de junho de 2014

Paraíba cumpre metas do Progestão e é considerada referência na gestão de recursos hídricos



A Agência Nacional das Águas (ANA) classificou a Paraíba como integrante do Grupo I na gestão de recursos hídricos. Depois de cumprir todas as metas do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), o Estado passou a integrar o bloco que é referência no controle do uso da água, junto com Ceará, São Paulo e Minas Gerais.

O anuncio foi feito durante esse final de semana pela diretoria da ANA, após reuniões de avaliação de desempenho com diretores da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), em João Pessoa.

“Essa nova classificação nos deixa orgulhosos, mas não nos envaidece. Ela é resultado do trabalho árduo que vem sendo desempenhado pelo Governo do Estado, principalmente pelo empenho dos servidores da Aesa e da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia”, disse o presidente da Aesa, João Vicente Machado Sobrinho.

De acordo com o diretor de Gestão da ANA, Paulo Varella, as ações que o Governo do Estado vêm tomando diante da seca e o empenho em melhorar o gerenciamento das águas dos reservatórios foram alguns dos aspectos que contribuíram para a nova classificação.

“Viemos fazer avaliação do Progestão e ficamos muito felizes quando vimos que a Paraíba superou todas as metas. A Aesa se destacou nesse projeto desde o início e tem crescido muito nos últimos dois anos, se empenhando para receber as águas da transposição do rio São Francisco”, afirmou Paulo.