João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba conquista oito medalhas nos Jogos Escolares da Juventude

domingo, 17 de novembro de 2013 - 12:14 - Fotos:  Secom-PB

Com a medalha de ouro no futsal masculino conquistada pelo HBE e a prata do Colégio Motiva no handebol feminino, no sábado (16), último dia de competição, a Paraíba encerrou a participação nos Jogos Escolares da Juventude 2013 categoria 15 a 17 anos, realizados em Belém-PA. Ao todo, a delegação conquistou oito medalhas, sendo duas de ouro, quatro de prata e duas de bronze.

Depois de dez dias de competição, a Paraíba superou o quantitativo de medalhas de 2012. Na primeira fase dos jogos, nas modalidades individuais, a Paraíba ganhou seis medalhas com destaque para o atleta Yuri Quirino, nadador do Colégio Marista Pio X, que ganhou duas medalhas, uma de prata nos 100m peito, e outra de bronze nos 50m peito.

Já a primeira medalha de ouro veio na luta olímpica com o atleta Pedro Nascimento, do Colégio QI, esporte que ainda deu mais uma prata conquistada pelo atleta Givaldo Silva, da Escola Estadual José Batista de Melo, de Mangabeira.

O xadrez também foi destaque com o atleta Luiz Tomaz, do Instituto Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (IFPB), de João Pessoa, que ganhou a medalha de prata. A primeira medalha conquistada no maior evento do desporto escolar do país veio com a atleta Roberta Formiga, no judô, que ganhou o bronze. Ela é da Escola CNEC Pedro Serrão, de Campina Grande.

Apoio – O Governo do Estado custeou as despesas dos atletas e dirigentes que foram aos Jogos Escolares da Juventude de 15 a 17 anos.

“Nossa participação nesse evento tem crescido e os resultados mostram o acerto do Governo em investir no esporte, principalmente no desporto escolar, onde surgem os novos talentos”, avalia o secretário Tibério Limeira, da Juventude e Esporte.

Ele lembra que a boa estrutura disponibilizada pelo Governo do Estado à delegação – com destaque para o transportes aéreo – se traduziu em bons resultados. “Saímos da competição com motivos de sobra para comemorar, já que ganhamos oito medalhas, número bem superior ao da edição passada disputada em Cuiabá”, disse o secretário.