João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba conquista cinco medalhas em Circuito Paraolímpico, no Ceará

quinta-feira, 17 de setembro de 2009 - 15:17 - Fotos: 
A equipe de atletas da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) conquistou cinco medalhas, sendo duas de ouro e três de prata, na 1ª Etapa Nacional do Circuito Loterias da Caixa Brasil Paraolímpico de Atletismo, Halterofilismo e Natação, realizado no final de semana na cidade de Fortaleza, no Ceará. A equipe paraibana já se prepara para disputar a última etapa nacional, prevista para acontecer entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro. O local ainda não foi definido.

Revelação nas Paraolimpíadas de Pequim, o nadador Phelipe Andrews de Melo Rodrigues, trouxe duas medalhas de prata nos 50 e 100 metros livres e é, atualmente, o segundo melhor colocado no mundial da categoria. Já o atleta João Luis dos Santos, que conquistou duas medalhas de ouro nas categorias lançamento de peso e de disco, é hoje o recordista brasileiro e panamericano em ambas.

Após conquistar uma medalha de prata na modalidade lançamento de disco, Sandro Alves da Silva também ficou com o quarto lugar no lançamento de dardo, se consolidando como uma das promessas no esporte paraolímpico paraibano e nacional.

Na última etapa, disputada em junho passado na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, ele conquistou o primeiro lugar nas duas categorias. E o halterofilista João Pereira da Silva trouxe a quinta melhor marca na categoria até 60Kg e está entre os cinco melhores do País.

Para o coordenador do Núcleo de Educação Física e Desportos da Funad e técnico da equipe, Jailton Lucas de Miranda, as conquistas alcançadas pelos atletas da Fundação “são uma prova de que as pessoas com deficiência podem se superar e vencer obstáculos, além de servir de inspiração para as futuras gerações de esportistas paraolímpicos”. A delegação da Funad teve o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
 
Os medalhistas
 
João Luís dos Santos – 1º lugar no Arremesso de Peso e 1º no Lançamento de Disco (duas medalhas de ouro)
Phelipe Andrews de Melo Rodrigues – 2º lugar nos 50 metros livres e 2º nos 100 metros livres (duas medalhas de prata)
Sandro Alves da Silva – 2º lugar no Lançamento de Disco (uma de prata) e 4º no Lançamento de Dardo
João Pereira da Silva – 5º lugar no Halterofilismo, categoria até 60 Kg

Da Assessoria de Imprensa da Funad