Fale Conosco

6 de março de 2012

Paraíba busca atrair investimentos da Europa para o Estado



O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), participou do I Fórum de Negócios Lisboa-Paraíba, realizado em Portugal, nos dias 1º e 2 deste mês. O Fórum aconteceu no Hotel Altis, em Lisboa, e teve a participação de mais de 120 empresários portugueses, espanhóis e franceses.

De acordo com a presidente da Cinep, Margarete Bezerra Cavalcanti, que fez uma apresentação no evento, o Fórum foi uma oportunidade importante para estabelecer contato com o mercado europeu e atrair investimentos à Paraíba. O próximo passo será receber esses investidores europeus na Paraíba para que eles possam implantar as empresas no Estado.

“A gente sabe que a Europa está passando por dificuldades econômicas e eles realmente têm interesse em investir em outros mercados, dentre eles o Brasil. Então é extremamente oportuno a gente se adiantar na busca desses investidores”, explicou, acrescentando que a Paraíba teve uma aceitação muito boa no evento.

Ela revelou ainda que o evento já rendeu novo convite à Paraíba. “O representante da Câmara de Comércio Brasil-Catalunha nos convidou para fazer a mesma apresentação na Câmara em Barcelona”, disse.

Empresários agendados – Fruto deste primeiro encontro, vários empresários já estão agendados para vir à Paraíba no final de março e início de abril. Amadeo Valente, do Hotel Altis, por exemplo, mostrou interesse de vir à Paraíba em abril, para ver oportunidades no setor de turismo. Também para prospecção de oportunidades no turismo, virá, em abril, o empresário Simão Soares, da SCG Invest. Ele foi um dos organizadores do evento,em Lisboa. A empresa Winnerges, especialista em formação profissional, tem interesse em internacionalizar a empresa, vindo ao Brasil para abrir uma unidade na Paraíba.

A empresa NCP, do setor metal mecânico, produz arquibancadas telescópicas que podem ser removíveis, abrir e fechar. Tecnologia portuguesa, essas arquibancadas são muito utilizadas para escolas, estádios, teatros, centros de convenções etc. A empresa virá à Paraíba no final de março para ver a possibilidade de implantação de planta industrial ou de parceria comercial.

Já a Neoen, empresa francesa que também opera em Portugal e que tem experiência na concepção, instalação, operação e manutenção de centrais solares no solo ou nos telhados, virá à Paraíba na segunda semana de abril, para verificar a possibilidade de implantação de projetos no Estado. A empresa Iberlage, localizada em Alenquer, Portugal, do setor da construção, demonstrou interesse em conhecer o mercado da Paraíba, com grandes possibilidades de montar planta industrial.

Parcerias comerciais – Durante o I Fórum de Negócios Lisboa, algumas empresas paraibanas estabeleceram contatos entre si, visando parcerias comerciais. A Coco do Vale iniciou uma negociação com a Aromas de Excelência para distribuir água de coco em Portugal.

 

O diretor executivo da Coco do Vale, Luiz Carlos Barboza, elogiou a qualidade do evento, manifestando satisfação pela oportunidade em conhecer um potencial distribuidor na Europa. O gerente geral da Indaiá, Pedro Paulo Teófilo Bezerra de Castro, destacou que o Nordeste é atualmente uma oportunidade de negócios e o fórum foi uma experiência valorosa, com muitas empresas demonstrando interesseem investir Paraíba.