Fale Conosco

24 de fevereiro de 2016

Paraíba avança na capacitação de técnicos para executar o PB Rural Sustentável com recursos do Banco Mundial



O Governo do Estado, por meio do Cooperar, cumpre mais uma etapa de capacitação técnica para  operacionalização do novo projeto voltado para a população pobre rural paraibana, o PB Rural Sustentável. O segundo treinamento dessa semana, promovido pela instituição financeira e parceira, acontecerá desta vez em Brasília, a partir desta quinta-feira (25) na Oficina de Preparação e Financiamento de Planos de Negócios de Grupos de Agricultores Familiares, público alvo de um tipo de subprojeto a ser contemplado, denominado de Alianças Produtivas.

Serão financiadas 170 alianças que beneficiarão 222 municípios, 8.500 produtores com obras, bens e serviços, nos quais as organizações de agricultores serão estimuladas a implantar seu próprio negócio com a garantia de venda da sua produção para o mercado formal e informal, previamente acordado entre vendedor e comprador, seguindo as especificações do mercado (quantidade, qualidade, entrega).

Pequenas obras de infraestrutura agrícola, medidas de conservação do solo, aquisição e utilização de máquinas e equipamentos, ferramentas e outros insumos, serviços de assistência técnica e infraestrutura não agrícola serão financiados com recursos destinados às alianças. Para cada subprojeto serão destinados US$ 100 mil, equivalente hoje a R$ 400 mil reais.

A programação da Oficina de Preparação e Financiamento de Planos de Negócios de Grupos de Agricultores Familiares começa a partir das 9h, no escritório do Banco Mundial, na capital federal. Na ocasião, será feita a apresentação comparativa dos investimentos em Planos de Negócios com base na análise de Alianças Produtivas, pela economista agrícola do banco, Bárbara Farinelli.

Ainda pela manhã, a partir das 11h, o executivo da Organização das Nações Unidas para a Agricultura (FAO), Dino Francescutti, fará a apresentação sobre os principais gargalos identificados na implementação de Planos de Negócios. Para encerrar a programação do turno serão realizados debates com os participantes. No primeiro dia de evento, também estão previstas a apresentação de metodologia para atividades em grupo, apresentação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entre outros.

Na sexta-feira (26), às 8h30, o secretário executivo do Senar, Daniel Kluppel abre oficialmente os trabalhos do dia e apresenta um vídeo institucional. Durante a programação será ministrado o tema sobre Alternativas de como melhorar a capacidade de preparação dos Planos de Negócios pela especialista sênior em Desenvolvimento Rural do Banco Mundial, Fátima Amazonas, e ainda, vão ser realizados trabalhos em grupos, apresentação e discussão de resultados, entre outros.

Participam da oficina o secretário executivo do Cooperar, Roberto Vital, gerente de Planejamento, Monitoramento e Avaliação, Tarcísio Ribeiro, e a coordenadora das Alianças Produtivas, Valdecy Freire.