Fale Conosco

27 de novembro de 2012

PIB da Paraíba cresce 10,3% com contribuição do setor industrial



A Paraíba apresentou um crescimento total de 10,3% do seu Produto Interno Bruto (PIB), que ficou aproximadamente em R$ 32 bilhões. O setor industrial foi o que mais contribuiu para que o Estado alcançasse o 6º melhor desempenho econômico nacional em 2010. Além da contribuição da indústria (4,5%), o setor de serviços também influenciou no crescimento, com uma taxa de 5,7%.

“É importante considerar que o crescimento do setor industrial, particularmente da indústria de transformação aconteceu devido à chegada de novos estabelecimentos industriais na Paraíba, contribuindo para o acréscimo do valor da transformação industrial”, justificou o economista do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual da Paraíba (Ideme), Geraldo Lopes, lembrando que os empresários foram atraídos pelos incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado no período de 2008 – 2010.

Segundo Geraldo Lopes, em contrapartida, o setor agropecuário não contribuiu para o crescimento real da Paraíba em 2010, registrando uma variação negativa de 14,7%. “Essa diminuição foi ocasionada pelo decréscimo da produção agrícola, em função do intenso período de estiagem registrado no ano”, justificou o economista.

O resultado do PIB da Paraíba, incluindo detalhes do desempenho econômico do estado em 2010, elaborados pelo Ideme em parceria com o IBGE, podem ser conferidos gratuitamente pelo endereço eletrônico – www.ideme.pb.gov.br.