Fale Conosco

29 de agosto de 2011

Para-atletas paraibanos ganham medalhas em competição nacional



A equipe de para-atletas que representa a Paraíba nas Paraolimpíadas Escolares Brasileiras 2011, iniciadas em São Paulo no último dia 26, ganhou quatro medalhas de ouro e duas de prata nas competições de atletismo realizadas neste domingo (28).

As medalhas de ouro foram conquistadas por André Silva, Diego Soares e Érica Belizário, no arremesso de peso, e por Joeferson Marinho, nos 100 metros (classe T12). As duas de prata ficaram com Eduarda Olinto, no arremesso de peso, e Diego Soares, nos 100 metros (categoria F46).

Contando com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), e da Prefeitura Municipal de João Pessoa, a equipe paraibana vem se destacando entre as melhores nas categorias para as quais se inscreveu (atletismo, bocha, goalball e natação).

No goalball, a equipe paraibana é representada por para-atletas do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha. Em dois dias de competição, eles já conseguiram vencer as equipes do Rio de Janeiro (8 a 4) e de Brasília (6 a 4).

Na bocha paraolímpica, a Paraíba é representada por Welton dos Santos, que venceu o para-atleta Matheus Alves, do Mato Grosso do Sul, por 5 a 2; Marcos Paulo, que derrotou Pablo Bloot, do Paraná, por 9 a 0; e Itamara Galdino, que  venceu, por um placar de 17 a 0,0 para-atleta Linick Vilela, do Acre.

Organizadas pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro, as Paraolimpíadas Escolares Brasileiras 2011 começaram na sexta feira (26) e têm encerramento previsto para o dia 31 (quarta-feira).

Estão envolvidos na competição representantes da Funad, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), da Associação de Criatividade Artística e Desportiva para o Deficiente (Arcad) e do Instituto dos Cegos da Paraíba.