João Pessoa
Feed de Notícias

Programa do Artesanato Paraibano expõe trabalhos no Bregareia

sexta-feira, 27 de setembro de 2013 - 11:45 - Fotos:  Secom-PB

O Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) participa do 13º Festival Nacional da Cachaça, da Rapadura e do Açúcar Mascavo, o Bregareia. O evento acontece, até o domingo (29), na cidade de Areia, no Brejo paraibano. O estande do PAP vai funcionar no Sindicato Rural de Areia, em frente à Praça João Pessoa, onde serão expostos trabalhos de 22 associações, cooperativas e artesãos individuais, com as tipologias brinquedo popular, cerâmica, fibras, madeiras, fios, couro e habilidade manual. São 234 artesãos de 10 municípios da Paraíba envolvidos na exposição.

De acordo com a coordenadora do PAP e primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, a participação no evento divulga os talentos e fortalece a produção de Areia. “A cidade possui um artesanato forte, com destaque para a cerâmica de qualidade premiada, como a do ceramista José Fábio. Também destaco a diversidade da categoria habilidade manual, com trabalhos de todos os tipos para todos os gostos. Tenho certeza que o artesanato vai enriquecer com mais cultura popular o Bregareia e encantar turistas e visitantes”, destacou a primeira-dama.

A artesã Luíza de Barros Pereira, da Cooperativa Arteza, de Campina Grande, participa pela primeira vez do Bregareia. Ela espera aproveitar o grande fluxo de turistas do evento para fechar bons negócios. “Estamos com boa expectativa, espero que tudo que estamos levando seja vendido”, disse. A Arteza trabalha com couro e levará 44 peças para o Bregareia, entre chapéus, cintos, bolsas e sandálias.

O Programa de Artesanato da Paraíba é vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setde).

Bregareia O evento chega à sua 13ª edição depois de quatro anos sem ser realizado. Este ano, a festa vai contar com mais de 30 atrações de música brega.