João Pessoa
Feed de Notícias

Pâmela visita Salão de Artesanato e comemora com artesãos mais de R$ 1 milhão em vendas

sábado, 24 de janeiro de 2015 - 10:07 - Fotos:  Walter Rafael

A coordenadora do Programa de Artesanato da Paraíba  e primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, visitou, na noite desta sexta-feira (23), o Salão de Artesanato da Paraíba, cuja 21ª edição será encerrada neste domingo (25). Desde o dia 19 de dezembro os artesãos e artesãs participantes já realizaram vendas que ultrapassam a marca de R$ 1 milhão, com mais de 40 mil produtos vendidos e mais de 26 mil visitantes, entre paraibanos e turistas brasileiros e estrangeiros.

Mais uma vez Pâmela Bório e se encantou com a beleza e variedade das peças criadas pelo talento dos artesãos e artistas populares. “Estamos na expectativa de que as vendas aumentem nesse final de semana. Eu percebi que vários artesãos trouxeram novidades, inovações independente de capacitação oferecida pelo programa e isto é muito bom”, declarou.

Pâmela observa que o crochê, a tipologia tema do 21º Salão, coincidiu com o momento do mercado que está valorizando demais as peças em crochê, os trabalhos feitos com linhas e esse fato favoreceu os artesãos que estão vendendo bem.

O talento, a criatividade dos artesãos e artesãs, que também têm visão de mercado, foi bastante elogiado por Pâmela Bório. “O objetivo principal das capacitações do programa é oferecer as ferramentas, ampliar os horizontes e eles conseguirem crescer de forma independente, aproveitar a matéria prima e trazer sua peculiaridade, sua identidade”, destacou, citando o exemplo da artesã Ana Lima, que produz xilogravura muito criativa, com muito talento.

Pâmela Bório convidou a todos para aproveitar o último final de semana do Salão de Artesanato e perceber a qualidade de cada peça, admirando e valorizando o trabalho dos artistas e destacou:  “os artesãos são patrimônio vivo da nossa terra”.

A gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, Lu Maia, revelou estar satisfeita com os resultados do Salão e acredita que os artesãos também. “Tem artesão que já vendeu toda sua produção e no geral o público viu muita novidade aqui, apesar da mudança de local, temos é que festejar, com o público fiel, e o artesão tem habilidade técnica mas também tem inovado na sua produção”.

A solenidade de encerramento do evento acontece neste domingo (25), a partir das 13h30, ocasião em que serão entregues equipamentos e insumos a empreendimentos da economia solidária formados por artesãos. O Salão funcionará no domingo até as 21 h.

O evento conta com trabalhos de mais de seis mil integrantes do programa estadual de incentivo ao artesanato. Com o tema “Das mãos floresce o crochê”, a 21ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba está instalada na antiga associação do BNB, localizada na orla da praia do Cabo Branco.