João Pessoa
Feed de Notícias

Palestras mostram a importância do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida

terça-feira, 8 de agosto de 2017 - 16:38 - Fotos:  Divulgação

O aleitamento materno traz vantagens tanto para a mãe quanto para o bebê e a amamentação já deve ser iniciada na primeira hora de vida do recém-nascido e se estender até os seis meses, de forma exclusiva. Essa informação foi o mote da palestra do pediatra e diretor geral da maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, Dr. Umberto Marinho Júnior, realizada na última sexta-feira (4). A ação fez parte das atividades desenvolvidas pelo Banco de Leite Humano Drª Vilani Kehrle, alusiva à XXV Semana Mundial de Aleitamento Materno e contou ainda com a participação de palestrantes, da coordenadora do BLH de Patos, Joana Sabino, e a técnica de Enfermagem, Edilma Alves, além de doulas que desenvolvem trabalhos com as gestantes do município.

Dentro da programação da Semana do Aleitamento de Patos, na quinta-feira (3), as atividades foram direcionadas às gestantes de alto de risco da cidade de Patos, que tiveram a oportunidade de aprender e tirar dúvidas sobre aleitamento, durante uma palestra proferida pela enfermeira Tereza Lucena e pela técnica de Enfermagem, Rubenya Rubya, no auditório do Banco de Leite de Patos. À tarde, a programação aconteceu na cidade de Quixaba, na sede da Unidade Básica de Saúde, com uma palestra direcionada para as gestantes da Atenção Básica, proferida pela bioquímica Faldrecya Borges e a técnica de Enfermagem, Edilma Alves. Houve ainda na cidade um “mamaço”, em praça pública, onde as mães amamentaram seus bebês para chamar atenção para importância do aleitamento.

Nessa segunda-feira (7), as atividades da Semana foram realizadas no Hospital e Maternidade de Pombal, com uma palestra direcionada às gestantes da Rede Cegonha da cidade e de municípios vizinhos. A atividade foi conduzida por Joana Sabino e a enfermeira do BLH de Patos Amanda Bento, Edilma Alves. “A palestra foi super proveitosa, bem participativa e também fez alusão ao Agosto Dourado”, afirmou Joana. As atividades serão encerradas, nesta quarta-feira (9), com a palestra ‘Manejo clínico da lactação’, dirigida para a equipe de saúde do sistema prisional feminino de Patos. A palestra será conduzida pela bioquímica Faldrecya Borges e pela nutricionista Silvania Rodrigues. Em todas as ações foram apresentados os 10 passos para uma boa amamentação e dada orientações às gestantes de como melhor segurar o bebê na hora da mamada.

 

 

 

Ses palestra demonstra a importancia do aleitamento materno (10) Ses palestra demonstra a importancia do aleitamento materno (4) Ses palestra demonstra a importancia do aleitamento materno (2)