João Pessoa
Feed de Notícias

Palestras marcam programação do fórum trimestral do Consad em João Pessoa

quarta-feira, 18 de março de 2015 - 11:48 - Fotos:  Secom-PB

A programação do 97º fórum trimestral do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Administração (Consad) contempla desde experiências bem sucedidas de estados brasileiros no ramo da administração pública a palestras de personalidades de destaque, a exemplo de Caio Marini, diretor do Instituto Publix, e Nelson Marconi, professor da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. A abertura do fórum trimestral do Consad acontece na noite desta quarta-feira (18) no Centro de Convenções, na Capital. Um coquetel marca o início do evento.

De acordo com a secretária de Estado da Administração da Paraíba e vice-presidente do Consad, Livânia Farias, até essa terça-feira (17), 20 estados da federação tinham confirmado presença. Entre os participantes estão São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará e Pernambuco. O objetivo do evento é discutir o contexto atual da administração pública dos estados brasileiros e traçar estratégias em meio à crise econômica. “É um momento de discussão e, acima de tudo, de quais procedimentos podem ser adotados diante do contexto de crise pelo qual passamos. A Paraíba vai levar para esse encontro algumas experiências que deram certo, como o Sistema Integrado de Gestão de Bens Públicos”, afirmou Livânia.

Programação – A palestra de abertura do evento será ministrada a partir das 10h50 desta quinta-feira (19). Com o tema “Os desafios da gestão nos estados em contexto de crise”, o diretor do Instituto Publix, Caio Marini, vai abordar a situação dos estados brasileiros em tempos de turbulências econômicas. O outro tema abordado pelo mesmo palestrante é “Planejamento estratégico”.

A programação continua às 14h30. O tema em destaque será “Piso nacional do magistério público da educação básica: Ação compartilhada União, estados e municípios, uma exigência da Lei 11.494”. Durante a palestra, serão analisadas informações colhidas nas secretarias estaduais de administração e debate entre os conselheiros.

Às 16h, os participantes irão conhecer experiências que vêm dando certo na administração pública do Estado da Paraíba. O Sistema Integrado de Gestão de Bens Públicos será abordado por Christhiny Fernanda Masiero Sanson, diretora de Tecnologia da Informação e Comunicação da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Codata); e por Luiz Otávio Uzeda Paim, consultor técnico da Secretaria de Estado da Administração da Paraíba.

O último tema a ser debatido na quinta-feira é “Tempos de austeridade – estratégias para gestão das despesas de pessoa” pelo professor da Fundação Getúlio Vargas do Estado de São Paulo, Nelson Marconi.

Na sexta-feira (20), último dia do evento, a abertura dos trabalhos ocorrerá às 9h30, com o tema “Dificuldade da gestão no ambiente de restrição fiscal”, ministrado por Sérgio Ruy Barbosa Guerra Martins, ex-presidente do Consad.

Às 10h30, Walber Azevedo de Miranda Cavalcante debate “Formalização dos processos por meio digital – do nascimento ao arquivamento”. Às 11h, será conhecida a agenda administrativa do Consad. Assuntos como comunicação institucional e missão internacional à Coréia serão debatidos.

O evento se encerra com a deliberação do Consad para definir o local e a data de realização da 98ª edição do fórum trimestral do Conselho.