Fale Conosco

18 de março de 2015

Palestras marcam programação do fórum trimestral do Consad em João Pessoa



Banner centro de convencao 270x192 - Palestras marcam programação do fórum trimestral do Consad em João PessoaA programação do 97º fórum trimestral do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Administração (Consad) contempla desde experiências bem sucedidas de estados brasileiros no ramo da administração pública a palestras de personalidades de destaque, a exemplo de Caio Marini, diretor do Instituto Publix, e Nelson Marconi, professor da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. A abertura do fórum trimestral do Consad acontece na noite desta quarta-feira (18) no Centro de Convenções, na Capital. Um coquetel marca o início do evento.

De acordo com a secretária de Estado da Administração da Paraíba e vice-presidente do Consad, Livânia Farias, até essa terça-feira (17), 20 estados da federação tinham confirmado presença. Entre os participantes estão São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará e Pernambuco. O objetivo do evento é discutir o contexto atual da administração pública dos estados brasileiros e traçar estratégias em meio à crise econômica. “É um momento de discussão e, acima de tudo, de quais procedimentos podem ser adotados diante do contexto de crise pelo qual passamos. A Paraíba vai levar para esse encontro algumas experiências que deram certo, como o Sistema Integrado de Gestão de Bens Públicos”, afirmou Livânia.

Programação – A palestra de abertura do evento será ministrada a partir das 10h50 desta quinta-feira (19). Com o tema “Os desafios da gestão nos estados em contexto de crise”, o diretor do Instituto Publix, Caio Marini, vai abordar a situação dos estados brasileiros em tempos de turbulências econômicas. O outro tema abordado pelo mesmo palestrante é “Planejamento estratégico”.

A programação continua às 14h30. O tema em destaque será “Piso nacional do magistério público da educação básica: Ação compartilhada União, estados e municípios, uma exigência da Lei 11.494”. Durante a palestra, serão analisadas informações colhidas nas secretarias estaduais de administração e debate entre os conselheiros.

Às 16h, os participantes irão conhecer experiências que vêm dando certo na administração pública do Estado da Paraíba. O Sistema Integrado de Gestão de Bens Públicos será abordado por Christhiny Fernanda Masiero Sanson, diretora de Tecnologia da Informação e Comunicação da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Codata); e por Luiz Otávio Uzeda Paim, consultor técnico da Secretaria de Estado da Administração da Paraíba.

O último tema a ser debatido na quinta-feira é “Tempos de austeridade – estratégias para gestão das despesas de pessoa” pelo professor da Fundação Getúlio Vargas do Estado de São Paulo, Nelson Marconi.

Na sexta-feira (20), último dia do evento, a abertura dos trabalhos ocorrerá às 9h30, com o tema “Dificuldade da gestão no ambiente de restrição fiscal”, ministrado por Sérgio Ruy Barbosa Guerra Martins, ex-presidente do Consad.

Às 10h30, Walber Azevedo de Miranda Cavalcante debate “Formalização dos processos por meio digital – do nascimento ao arquivamento”. Às 11h, será conhecida a agenda administrativa do Consad. Assuntos como comunicação institucional e missão internacional à Coréia serão debatidos.

O evento se encerra com a deliberação do Consad para definir o local e a data de realização da 98ª edição do fórum trimestral do Conselho.