Fale Conosco

9 de maio de 2012

Palestras marcam abertura da Semana de Controle de Infecção Hospitalar



O Hospital Clementino Fraga iniciou a I Semana de Controle de Infecção Hospitalar. A abertura foi realizada pelo gerente do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da unidade, Francisco Bernardino Neto. Ele falou sobre a história do controle da infecção hospitalar.

Durante a apresentação, o médico fez uma retrospectiva do trabalho de controle das infecções, fazendo relação com a própria história da medicina. “No Brasil, as primeiras referências sobre o assunto surgiram na década de 1960. Na década seguinte, surgiu o primeiro Centro de Controle de Infecção Hospitalar, no hospital Ernesto Dornelles em Porto Alegre”, lembra o médico.

O evento ainda contou com a palestra da coordenadora da CCIH do município de João Pessoa, Ana Campanilli. Ela abordou “A importância do controle de infecção em estabelecimentos de saúde”, onde foi realizada uma explanação sobre as normas e procedimentos que as instituições, profissionais de saúde e pacientes devem adotar para evitar o aumento de casos de contaminação por infecção hospitalar.

O evento vai até o dia 15 de maio. O Hospital Clementino Fraga fica na Rua Ester Borges Barros, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa.

Programação desta quarta-feira (9):

14h: Biofilme em feridas: quando suspeitar e o que fazer.

Palestrante: Enfª. da Comissão de pele da Unimed – Dafna Valéria

14h40: Controle de infecção em úlceras vasculogênicas.

Palestrante: Enfª Iraktânea Diniz

15h30: Infecções de Pele e Úlceras por pressão/UP.

Palestrante: Enfª. Irani Tôledo/Dra. Luciana Trindade