João Pessoa
Feed de Notícias

Palestra sobre motivação é ministrada aos funcionários do Hospital de Trauma

segunda-feira, 29 de agosto de 2016 - 10:51 - Fotos: 

Conceitos como foco, resiliência, concentração e humanização foram abordados durante a palestra realizada para os colaboradores do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. O evento aconteceu no auditório da instituição e foi conduzido pelo coach internacional João Rubens Fagundes. A iniciativa, organizada pelo Núcleo de Recursos Humanos, fez parte do projeto ‘Hoje é Sexta-feira’ desenvolvido pelo setor.

Intitulada ‘O Legado de um Pai’, a apresentação foi voltada para todos os servidores, tanta da área administrativa, quanto para profissionais da assistência, que atuam diretamente em contato com o sofrimento e dor dos pacientes que dão entrada na unidade hospitalar.

O palestrante falou sobre a proposta. “O trabalho ofereceu momentos em que foram focados temas como conhecimento e tomada de decisões, porém, os funcionários puderam expressar de forma prática emoções de alegria e reflexões sobre a vida, a partir da minha experiência no que se refere ao legado deixado pelo relacionamento com o meu pai, e também a minha vivência como profissional”, frisou.

João Rubens disse ainda que a realização profissional motiva e, consequentemente, reflete positivamente na promoção da melhoria da vida das pessoas.  No caso específico do Hospital de Emergência e Trauma, a motivação para o trabalho é fundamental, especialmente para a equipe multriprofissional que convive com a dor e sofrimento dos pacientes.

O auxiliar administrativo do Hospital de Trauma, Igor Lima, comentou sobre a palestra. “Gostei bastante porque ampliou minha visão acerca de determinados conceitos. Além disto, durante e após o encerramento do evento, senti-me mais motivado. E também estou feliz porque acompanho com muita satisfação o investimento da gestão na valorização servidores”, ressaltou.

Profissionais como Alcinéa Medeiros, fisioterapeuta da unidade de saúde, que atua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ao lado de pacientes graves, intubados, passando por situações extremamente difíceis. “É impossível não se sensibilizar com o sofrimento.  O ambiente  da UTI mexe demais com o emocional e psicológico de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, enfim, com todos que trabalham no local”, enfatizou.

Ela acrescentou que atividades como a que foi realizada pelo palestrante, contribuem para a minimização dos impactos emocionais, o que reflete significativamente na qualidade da prestação do serviço.

Projeto ‘Hoje é Sexta-Feira’ – Em prática há um ano no complexo hospitalar, a iniciativa tem como proposta oferecer aos colaboradores momentos voltados para o desenvolvimento da qualidade de vida. “Levamos para eles saúde e lazer. Cuidamos de que cuida dos outros”, destacou a analista de Recursos Humanos Jucelene Cardoso.