João Pessoa
Feed de Notícias

Palestra do Secretário da Agropecuária discute Políticas Sociais e Desenvolvimento Econômico e Territorial

quarta-feira, 31 de agosto de 2016 - 16:49 - Fotos: 

A convite do Núcleo de Estudos em Tecnologia e Empresas do Departamento de Economia (Nete) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montenegro, participou do seminário “O Futuro do Desenvolvimento: O Brasil, o Nordeste e a Estratégia de Arranjos Produtivos Locais”, e ministrou na manhã desta  quarta-feira (31), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB, a palestra “Políticas Sociais e Desenvolvimento Econômico e Territorial.

Segundo o secretário, o evento traz a oportunidade para que todos tenham conhecimento das políticas públicas que a Paraíba vem implantando estrategicamente em todas as regiões do estado. “Aqui é a hora de discutir uma parceria importante que o governo estabelece com a Universidade Federal, e tem o objetivo de fortalecer os Arranjos Produtivos  Locais,  que são estratégicos para o crescimento da agricultura e demais cadeias produtivas”, disse.

Rômulo destacou ainda que “a realização desse seminário é extremamente importante e vai consolidar um diálogo permanente entre o governo e a universidade a partir do qual serão identificadas e geradas novas oportunidades de investimentos essenciais para o desenvolvimento não só da Paraíba, mas da região Nordeste”.
O professor doutor Paulo Fernando, que coordena a rede Sist/ APLs, destaca que a Universidade Federal e o Governo do Estado são as principais instituições e, por isso, têm os instrumentos essenciais para a construção desse projeto. “Vamos unir a inteligência que está na universidade, no estado e nos parceiros do setor produtivo para promover políticas de estado a longo prazo, produzir uma transformação social e econômica para essa região, e afirmo que é plenamente possível e a realização desse seminário traduz em realidade uma reivindicação conversada discutida há pelo menos duas décadas e, a partir desse seminário, a parceria com o Estado passa a ser real”, diz o professor.

O evento teve início na terça-feira (30) e vai até a próxima sexta-feira (2), é uma realização do Governo do Estado, por meio das Secretarias do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), da Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh), e a Secretaria do Orçamento, Planejamento, Gestão e Finanças (Seplag).