João Pessoa
Feed de Notícias

Pacientes do Juliano Moreira têm tarde de alegria com show do humorista Cristovam Tadeu

sexta-feira, 10 de abril de 2015 - 11:41 - Fotos:  Ricardo Puppe/Secom-PB

Pacientes do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira tiveram uma tarde de muita alegria e risadas nesta quinta-feira (9). O humorista paraibano Cristovam Tadeu fez um show para aproximadamente 60 pacientes do complexo. O evento foi organizado pelo Núcleo de Ações Estratégicas do hospital. De acordo com Ana Karina Soares, chefe do núcleo, eventos como esse promovem e fortalecem a inclusão social dos pacientes.

“Esses eventos são importantes para a melhoria do quadro psíquico dos pacientes, para a questão da inclusão social e também para fazer com que a população, de uma forma geral, veja a pessoa com problemas mentais não como aquele indivíduo que deve ser segregado, estigmatizado, que tenha que estar isolado, mas como alguém que tem sim condições de estar incluída na sociedade”, disse Ana Karina.

Entusiasmados e felizes com a apresentação do humorista, os pacientes assistiram ao show com muita atenção, interagindo com o artista. Josicleide Rufino, paciente do hospital, aproveitou para tirar fotos com Cristovam ao final da apresentação. “Estou muito feliz. Foi uma surpresa, tanto para mim como para os outros pacientes. O show foi incrível, o humorista é maravilhoso, surpreendeu todo mundo. Gostaria de agradecer à equipe do Juliano Moreira e ao Cristovam Tadeu por nos proporcionar uma tarde tão alegre”, disse a paciente.

O público foi formado por usuários do Espaço Inocêncio Poggi, que trata de dependentes químicos, e alguns pacientes do hospital. O humorista Cristovam Tadeu ficou surpreso com a receptividade dos pacientes. “Foi um momento bonito, muito importante pra mim. Não recebo muitos convites para esses eventos filantrópicos e fiquei muito feliz com o convite. Eu tinha interesse em conhecer esses pacientes e fiquei impressionado com a receptividade, com as risadas, com o carinho com que fui recebido, tanto pela equipe do hospital, quanto pelos pacientes. Espero voltar mais vezes”, disse Cristovam.

“A gente sabe que a rotina do hospital às vezes é pesada, os pacientes ficam ansiosos, então trouxemos Cristovam Tadeu por saber que ele seria a pessoa certa pra trazer todos esses sorrisos nesta tarde. A equipe toda do Juliano Moreira está muito feliz por ter proporcionado esse momento aos pacientes”, disse a psicóloga Ingrid Bakke.

Ana Karina Soares ressaltou que o Núcleo de Ações estratégicas do hospital mantem um cronograma de atividades para os internos. “Temos a cozinha experimental às sextas, os grupos de educação e saúde, atividades pedagógicas na biblioteca, oficinas de arte-terapia com oficineiros que desenvolvem atividades com os pacientes, além de realizarmos passeios todas as quintas-feiras pela manhã, quando os pacientes vão pra praia, para o Parque Arruda Câmara (Bica), ou qualquer outro lugar onde a gente possa incluí-los na sociedade, contribuindo assim para a questão da quebra dos estigmas, do preconceito em relação às pessoas com problemas mentais”, concluiu.