Fale Conosco

20 de abril de 2016

Pacientes do Juliano Moreira participam da ‘Feirinha de domingo’ no Espaço Cultural



Pacientes do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira participam, neste domingo (24), do projeto Feirinha de Domingo, no Espaço Cultural, em João Pessoa. A mostra reúne peças de artesanato confeccionadas por eles nas oficinas terapêuticas do Complexo, por meio do projeto de humanização “Beija Flor”. Na ocasião, os visitantes poderão apreciar e adquirir diversos produtos, como quadros, pinturas, almofadas, colchas, garrafas decoradas, bolsas e peças decorativas. O dinheiro obtido com a venda é revertido para os autores das obras.

Além de artesanato, brechó e antiguidades, a feira inclui gastronomia, com food bikes e expositores distribuídos pela Praça do Povo, na área próxima ao Planetário. A visitação é gratuita e, paralelo ao evento, acontece a ação ‘Criança Tem Espaço’, com atrações para o público infantil, das 14h às 18h.

A participação dos pacientes faz parte de uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde com a Fundação Espaço Cultural (Funesc). “Esta parceria visa potencializar as ações de humanização do Projeto Beija-Flor, contribuindo com a luta antimanicomial”, disse o diretor geral do Complexo, Walter Franco.

A Feirinha é uma iniciativa da Funesc que conta com artesãos paraibanos e de outros Estados. O projeto foi lançado com a proposta de se repetir mensalmente com novas atrações a cada retorno.

“A participação do Juliano é uma oportunidade de mostrar o trabalho de pessoas que estão querendo voltar à sociedade e isso se dará da forma mais digna possível, que é por meio do trabalho”, observou a diretora de Desenvolvimento Cultural da Funesc, Renata Mora.