Fale Conosco

14 de maio de 2012

Paciente interno no Juliano Moreira desde 2004 é entregue aos familiares



Um paciente que estava internado desde o dia 10 de setembro de 2004 no Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, que integra a rede hospitalar do Estado, foi entregue aos familiares na manhã desta segunda-feira (14). Germano Barbosa de Lima, 44 anos, tem residência fixa e mora no Bairro de Mangabeira, em João Pessoa. A ação faz parte do “Projeto de Volta para Casa”.

O processo para que o paciente voltasse para casa foi conduzido pela assistente social Ana Sílvia Barbosa dos Santos. Na manhã desta segunda-feira, Gilberto Barbosa de Lima foi buscar o irmão e recebeu da equipe de assistentes sociais do complexo psiquiátrico todas as orientações de como proceder a partir de agora para a continuidade do tratamento.

A entrega foi feita pela diretora geral do Juliano Moreira, Ana Tereza Medeiros Cavalcanti, e pelas assistentes sociais Gerlane Bandeira e Ana Isabel Correia Lima, coordenadora do Serviço Social.

A diretora geral destacou que as ações de saúde mental que vêm sendo implantadas na unidade de Saúde estão inseridas na Política Nacional do Governo Federal e da Reforma Psiquiátrica, que quer acabar com as internações. A Reforma Psiquiatra prevê a desistitucionalização, ou seja, o paciente ou vai para sua própria residência ou para um serviço substitutivo, no caso uma residência terapêutica.

“Temos trabalhado para que o usuário passe o menor tempo possível dentro do hospital, como também na conscientização dos familiares, como forma de promover a reinserção dessas pessoas na sociedade e a inclusão no mercado de trabalho”, destacou Ana Tereza Cavalcanti.