João Pessoa
Feed de Notícias

Ouvidoria quer saber da população o que acha do trabalho das polícias

terça-feira, 20 de outubro de 2009 - 16:36 - Fotos: 

A Ouvidoria de Polícia vai a cada cidadão para obter dos paraibanos um conceito sobre a forma de trabalho desenvolvida pelas polícias Civil e Militar, através de urnas instaladas nas sete Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB), em todo o Estado. Essa parceria beneficiará a população, que não precisará mais deslocar-se a João Pessoa para agradecer, elogiar ou reclamar de alguma ação policial.

As urnas ficarão instaladas em locais discretos e somente o ouvidor de Polícia terá acesso ao conteúdo. Enquanto a Ouvidoria não tem acesso às informações, todas estarão sob o controle dos presidentes das Subseções da OAB. O principal, contudo, é que as pessoas terão total liberdade para oferecer elogios e denúncias de desvios de conduta de policiais, sem passar por nenhum constrangimento, conforme garante o ouvidor Mário Gomes Araújo Júnior.

A identidade dos denunciantes será mantida em sigilo, a fim de que as investigações das denúncias ocorram sem nenhum tipo de constrangimento ou exposição indevida. “A intenção é fazer com que a população e polícia caminhem juntas dentro do novo conceito de segurança: a comunidade diz o tipo de polícia que precisa e se conscientiza do seu papel como contribuinte para a paz social”, disse ele.

Vale do Piancó – Além das urnas à disposição da população, a Ouvidoria será itinerante e deverá começar pela região do Vale do Piancó, onde permanecerá por três dias, 30 e 31 de outubro e 1º de novembro. O objetivo é manter uma interação com a comunidade, de forma a esclarecer à coletividade sobre o papel do órgão, como funciona e outras ações que a sociedade precisa saber e participar.

O ouvidor de Polícia é advogado há 18 anos, conselheiro estadual titular da OAB/PB, presidente da comissão eleitoral para indicação do Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça da Paraíba e membro da Comissão de Ética da OAB/PB.

Da Assessoria de Imprensa da Ouvidoria