Fale Conosco

24 de janeiro de 2014

Ouvidoria Geral do Estado promove encontro sobre rotinas de trabalho em ouvidorias públicas



ouvidoria do estado promove encontro sobre rotinas de trabalho 21 270x202 - Ouvidoria Geral do Estado promove encontro sobre rotinas de trabalho em ouvidorias públicasA Ouvidora Geral do Estado, Tânia Brito, ministrou na manhã desta sexta-feira (24), uma palestra no auditório da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD), direcionada aos servidores da instituição. O objetivo do encontro é a qualificação nos trâmites teóricos e práticos nas rotinas de trabalho em ouvidorias públicas.

Na oportunidade, foram explanados os conceitos e surgimento das ouvidorias públicas, como também as formas de funcionamento adequadas ao desempenho dos serviços. Também foram mencionados o trabalho de costumização do software do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), para atender a ouvidoria Geral do Estado e a toda a rede de ouvidorias, uniformizando os procedimentos. Desta forma será possível identificar problemas e avançar nas ações desempenhadas pelas secretarias e órgãos, fazendo da ouvidoria, também um instrumento de gestão.

ouvidoria do estado promove encontro sobre rotinas de trabalho 1 270x202 - Ouvidoria Geral do Estado promove encontro sobre rotinas de trabalho em ouvidorias públicasA OGE vem trazer aos servidores a importância desse instrumento de democracia participativa que as ouvidorias públicas exercem através do controle social, contribuindo decisivamente para o aperfeiçoamento dos serviços públicos prestados à população”, ressaltou a ouvidora Geral.

No decorrer do evento foram elencados os trabalhos desempenhados pelo Fórum Paraibano de Ouvidorias (FOPO), que vem contribuindo para o avanço das ações de ouvidorias na Paraíba. O Fórum existe desde 2011 e atua na direção de três grandes eixos de ação: educação, divulgação e comunicação. O grupo é coordenado pela ouvidora das Faculdades Nova Esperança, Marlene Ramalho e visa o fortalecimento da integração entre as ouvidorias, como também o aperfeiçoamento dos instrumentos de controle social com vistas à cidadania ativa.

ouvidoria do estado promove encontro sobre rotinas de trabalho 4 270x202 - Ouvidoria Geral do Estado promove encontro sobre rotinas de trabalho em ouvidorias públicasPara a presidente da FUNAD, Simone Jordão Almeida, o encontro busca ressaltar a importância da avaliação na prestação dos serviços e no planejamento de metas, visando o desempenho da qualidade. “É preciso sensibilizar os servidores quanto à eficácia do instrumento de ouvidoria como um canal interno/externo de controle social, tendo como resultado a elaboração do plano de ação das respectivas ouvidorias, com vistas à melhoria desta ferramenta no processo de comunicação entre a administração pública e a sociedade”, afirmou.

A OGE funciona provisoriamente na sede do Procon Estadual, localizado no Parque Solon de Lucena, nº 234, Cep 58013-130, Centro de João Pessoa. O novo endereço está disponível para atendimentos aos usuários, de forma presencial ou por carta. Demandas como reclamações, denúncias, sugestões, elogios e informações, podem ser direcionadas a OGE, para que possam ser encaminhadas aos setores devidos e acompanhadas até a sua resolução.

Além do atendimento presencial ou por carta, os usuários podem ainda ter acesso aos serviços da OGE pelo email ouvidoriageral@casacivil.gov.br, pelo telefone 3214.7221 e ainda através do site www.ouvidoria.pb.gov.br.