João Pessoa
Feed de Notícias

Ouvidoria Geral do Estado participa de comemorações dos 182 anos da Polícia Militar

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014 - 15:50 - Fotos: 

A Ouvidora Geral do Estado, Tânia Brito, participou nessa terça-feira (4) das comemorações alusivas aos 182 anos de fundação da Polícia Militar da Paraíba. Oficiais, praças e alunos do Curso de Formação de Oficiais e do Curso de Formação de Sargentos, além de cadetes e oficiais do Corpo de Bombeiros, assistiram uma palestra no auditório do Centro de Educação da PM, sobre os trabalhos desempenhados pela OGE e sua importância na busca pela qualidade dos serviços nas entidades públicas.

Na oportunidade, foram explanados os aspectos históricos sobre as ouvidorias públicas e sua função diante da sociedade como instrumento público transformador, como também as formas adequadas de funcionamento dos serviços para a identificação de problemas e o avanço do trabalho desempenhado nas secretarias e órgãos governamentais.

A OGE vem trazer aos integrantes da Polícia Militar o papel das ouvidorias como instrumento de democracia participativa, através do controle social, contribuindo decisivamente para o aperfeiçoamento dos serviços públicos prestados à população”, ressaltou a ouvidora geral.

Para o subcomandante da PMPB, coronel José Almeida Rosas, é importante trazer as experiências da OGE para a melhoria dos serviços prestados pelos órgãos operadores de segurança pública. “Desejamos agregar o conhecimento sobre o trabalho desempenhado nas ouvidorias aos nossos oficiais e praças, bem como aos alunos do Curso de Formação de Oficiais e do Curso de Formação de Sargentos”, disse.

As atividades relativas aos 182 anos de fundação da Polícia Militar da Paraíba seguem até a próxima sexta-feira (7). Durante as homenagens prestadas à corporação, foram lembrados avanços, como a instalação de 12 unidades de Polícia Solidária e a capacitação de mais de mil pessoas, entre civis e militares, dentro da filosofia de uma polícia mais próxima da sociedade. Também foram lembradas conquistas como a aquisição de novos equipamentos operacionais (coletes balísticos, armas e munições), viaturas, micro-ônibus e lanchas aquáticas, que proporcionam a instalação do Pelotão de Polícia Embarcada.

Para o diretor do Centro de Ensino da PM, coronel Sales Júnior, o evento permitiu a interação e um conhecimento aprofundado sobre a OGE. “Tivemos uma rica oportunidade de uma compreensão real sobre as competências de uma ouvidoria para o desenvolvimento maior da consciência do servidor público compromissado com o serviço prestado a população”, afirmou.

Estiveram presentes na composição da mesa de abertura, o coronel José Almeida Rosas (subcomandante da PM), coronel Daniel Sales Silva Júnior (diretor do Centro de Educação), tenente-coronel Ismar Soares (vice-diretor do Centro de Educação), tenente-coronel Antônio Carlos Soares (ouvidor da PM), major Ronaldo Marques Batista (Corregedoria da PM) e major Marcos Barros (comandante da Academia de Polícia Militar do Cabo Branco).

Ao final do evento, a ouvidora geral, Tânia Brito, foi agraciada com o certificado de agradecimento da corporação da PM. “É gratificante receber essa homenagem e nos estimula a continuar nosso trabalho. É crucial realizar esta interlocução com os setores do governo e a Polícia Militar nos concede essa oportunidade de interagir com a corporação e difundir as ações da OGE.”

A OGE funciona provisoriamente na sede do Procon Estadual, localizado no Parque Solon de Lucena, nº 234, Centro de João Pessoa. O novo endereço está disponível para atendimentos aos usuários, de forma presencial ou por carta. Os usuários podem ainda ter acesso aos serviços da OGE pelo e-mail ouvidoriageral@casacivil.gov.br, pelo telefone 3214.7221 e ainda através do site www.ouvidoria.pb.gov.br.