Fale Conosco

23 de janeiro de 2013

Ouvidoria Geral do Estado debate Ouvidoria do SUS como instrumento de participação popular



A Ouvidora Geral do Estado, Tânia Brito, participa na próxima sexta-feira (25) do Encontro Regional da Rede de Usuários do SUS, que será realizado no Centro Mãe de Misericórdia, em Cabedelo. O evento tem como tema “Direito e participação” e é promovido pelo Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP), sediado em Pernambuco.

Dentre os objetivos do evento estão o fortalecimento da articulação e atuação da rede de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a promoção da reflexão sobre direito e participação no SUS e a discussão e encaminhamento de atividades do projeto no Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP), apoiado pelo Departamento de Ouvidoria Geral do SUS (DOGES).

O CNMP é uma organização não governamental que tem como missão promover a melhoria da qualidade de vida da população, com ênfase no direito humano à saúde. O Centro assessora a Rede de Usuários do SUS que articula 10 municípios de Pernambuco (PE), 10 da Paraíba (PB) e 12 do Rio Grande do Norte (RN), desenvolvendo uma metodologia de monitoramento das políticas de saúde para subsidiar as ações dos grupos populares de saúde.

A Ouvidora Geral da Paraíba será debatedora do painel “Ouvidoria do SUS como instrumento de participação popular”. O início das atividades está previsto para as 14h, quando também serão relatadas experiências das ouvidorias de Pernambuco e João Pessoa, com a participação de representantes do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS. A programação se estende até domingo (27), com palestras, debates e apresentação de projetos e ações articuladas por diversas entidades da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.