Fale Conosco

16 de março de 2016

Nesta quarta-feira: Ouvidoria Geral do Estado comemora Dia do Ouvidor



A Ouvidoria Geral do Estado da Paraíba (OGE) comemora, nesta quarta-feira (16), o Dia Nacional do Ouvidor. O evento acontece no auditório do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, a partir das 8h. A OGE divulgou a programação, que será composta de palestras e discussão de temas de interesse da categoria.

Após o credenciamento, a mesa de abertura será composta por Paula Laís de Oliveira Santana, secretária executiva chefe da Casa Civil; Marcus Vilar Souto Maior, procurador de justiça e ouvidor do Ministério Público da Paraíba, além de coordenador do Fórum Paraibano de Ouvidorias (Fopo); Márcia Lucena, presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc); Liliane Targino, ouvidora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB); e pela Ouvidora Geral do Estado, Tânia Brito.

Às 9h30, a ouvidora da ALPB, Liliane Targino, irá proferir a palestra “Ouvidorias: marco histórico e desafios na sociedade contemporânea”. Após a abertura da palestrante, o evento terá uma roda de diálogo seguida de uma apresentação da Ouvidoria Geral do Estado sobre os eixos temáticos: decreto 34.631/2013, que dispõe sobre as competências da Ouvidoria Geral do Estado; tipologias e meios de acesso; rotina de trabalho; relatórios; e um novo software, o Sistema de Gestão Processual (SGP).

Antes do encerramento, será feita a Assinatura do Termo de Adesão ao Programa Federal de Fortalecimento das Ouvidorias, que objetiva apoiar órgãos e entidades dos estados e dos municípios, além de outros poderes, na execução das atividades de ouvidoria, buscando o aperfeiçoamento da gestão de processos e atuação integrada das ouvidorias, com o intercâmbio de informações, e incentivo ao uso de tecnologia e às ações de capacitação.

O Programa de Fortalecimento das Ouvidorias foi instituído pela Portaria da Controladoria Geral da União nº 50.253, de 15 de dezembro de 2015. O programa oferece cursos e treinamentos sobre atividades de ouvidoria, elaboração e distribuição de material técnico informativo, além de cessão gratuita do código-fonte do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal. A Ouvidoria Geral da União e as ouvidorias que aderirem ao programa formarão a Rede de Ouvidorias, com a finalidade de debater temas e traçar estratégias conjuntas.

Fortalecimento – A ouvidora Geral do Estado, Tânia Brito, afirmou que o evento será uma oportunidade de reunir em um mesmo ambiente os ouvidores do Estado, especialmente, e vários gestores e profissionais envolvidos num intuito de compartilhar experiências. “Pretendemos que seja também um espaço de qualificação continuada e troca de conhecimentos. Ao celebrar o dia do profissional, estaremos requalificando ouvidores e ouvidoras do Estado e fortalecendo o programa nacional de ouvidorias”, disse.

A Ouvidoria Geral coordena a Rede de Ouvidorias do Estado e desde seu surgimento esteve disposta a se tornar uma ferramenta de fortalecimento da democracia participativa. Ao todo, mais de 30 ouvidorias são coordenadas pela OGE. Ainda segundo a ouvidora Tânia Brito, há, em toda a Paraíba, 68 órgãos com ouvidorias ou correspondentes.

Dia do Ouvidor nasceu na Paraíba – O Dia Nacional do Ouvidor foi oficializado pela presidente da República Dilma Rousseff em 2012, quando passou a ser comemorado todos os anos, conforme a Lei nº 12.632/2012. O Dia do Ouvidor é comemorado em 16 de março porque nesta data, no ano de 1995, foi criada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO), em João Pessoa, quando aconteceu o I Encontro Nacional de Ouvidorias.

De acordo com a ABO, o reconhecimento legal fortalece o papel do ouvidor, cujo objetivo é garantir e dar voz, tanto interna quanto externamente, ao cidadão, ao consumidor e ao funcionário. Desta forma, o ouvidor transforma cada manifestação em importante ferramenta de gestão, recurso precioso para garantir um serviço ou produto de excelência. O ouvidor dimensiona cada demanda de forma a garantir o exercício da cidadania e, com isso, garantir um Estado democrático.