Fale Conosco

7 de dezembro de 2012

Ouvidoria Geral do Estado assume coordenação do Fórum Paraibano de Ouvidorias



A Ouvidoria Geral do Estado, representada pela advogada Tânia Brito, foi eleita por aclamação como a nova coordenadora  geral do Fórum Paraibano de Ouvidorias (FOPO). A eleição ocorreu durante uma reunião com representantes de ouvidorias públicas e privadas da Paraíba, no auditório da Escola de Enfermagem Nova Esperança, nesta quarta-feira (05), em João Pessoa.

O Fórum Paraibano de Ouvidorias foi criado há 2 anos com o objetivo de trabalhar eixos como a comunicação, a integração e a articulação entre as ouvidorias públicas e privadas do Estado, impulsionando a criação de demais unidades e  compartilhando experiências no sentido de avançar como instrumento que assegure os interesses da população.

A coordenação do FOPO é regida por instituições e tem mandato de 2 anos. A atual gestão segue até dezembro do ano que vem, quando ocorrerá nova eleição. A pauta da próxima reunião, prevista para a primeira quarta-feira de fevereiro, terá como prioridades impulsionar a criação de novas ouvidorias, como também, iniciar os preparativos para I Encontro de Ouvidorias Públicas e Privadas da Paraíba.

Durante as reuniões mensais, ocorre a escolha de representantes de ouvidorias para a apresentação de ações desenvolvidas nas unidades, realização de troca de experiências e promoção de interação entre as instituições envolvidas. A próxima ouvidoria a apresentar suas atividades, será a da Assembléia Legislativa do Estado.

A ouvidoria das Faculdades Nova Esperança Facene/Famene, representada pela professora Marlene Ramalho Oliveira, atua na coordenação adjunta do FOPO. Por meio dela, são realizados anualmente, no dia do ouvidor (16 de março), a apresentação das entidades, com a promoção de palestras e troca de experiências entre as diversas representações.

Em 2013, o dia do ouvidor será celebrado em 14 de março e estão programadas trocas de experiências promovidas pelas ouvidorias da saúde municipal e estadual para apresentação do convênio firmado com a ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro contou com a presença dos ouvidores das seguintes instituições: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Assembléia Legislativa da Paraíba, Hospital Clementino Fraga, Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, Faculdades FACENE/FAMENE, Secretaria de Saúde da Paraíba, dentre outras.