João Pessoa
Feed de Notícias

Outubro Rosa: Governo do Estado promove ações e reforça alerta sobre câncer de mama

quinta-feira, 24 de setembro de 2015 - 11:53 - Fotos:  Secom-PB

No próximo dia 1º de outubro, às 8h, a Secretaria de Estado da Saúde (Ses), por meio da Coordenação Estadual de Saúde da Mulher, promove a abertura oficial da campanha Outubro Rosa, na sede Secretaria, em João Pessoa. A solenidade vai contar com a participação de representantes dos serviços especializados no diagnóstico e tratamento do câncer, Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer – CEDC; Hospital São Vicente de Paulo e Napoleão Laureano.

A campanha acontece em toda Paraíba com o incentivo às mulheres, de todas as idades, para procurarem as Unidades de Saúde da Família (USF) com o objetivo de realizarem exames clínicos para a prevenção do câncer de mama, o que mais atinge às mulheres.

O nome Outubro Rosa remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. O propósito é chamar a atenção para a importância do cuidado preventivo, com ênfase nas mamas.

De acordo com a programação, no período de 1º a 9 de outubro, haverá atualização do cartão de vacina; nos dias 7, 14 e 22 coleta de citológico e exames clínicos da mama, no CEDC, para profissionais de saúde; ainda terá limpeza facial e curso de maquiagem; distribuição dos laços e camisetas que simbolizam a campanha.

“O mais importante no Outubro Rosa é a união de forças da sociedade para despertar sobre a necessidade do exame clínico e, se for o caso, ir ao mastologista que pedirá ultrassonografia, mamografia, punção aspirativa ou biópsia mamária, a depender da situação”, explicou a diretora do CEDC, Roseane Soares.

Ela informou que o Centro dispõe de profissionais qualificados para os procedimentos de diagnósticos. Aliado a isso, conta com laboratórios de citologia e patologia que auxiliam no diagnóstico. O CEDC está localizado na Avenida Duarte da Silveira, nº 590, centro, em João Pessoa.

Óbitos e casos – Na Paraíba, foram registrados, em 2015, 143 óbitos. Em 2014, foram 241 e em 2013, foram 212 óbitos.

Para os anos de 2014 e 2015, são esperados, na Paraíba, 750 casos novos. Em João Pessoa, estima-se 260 casos novos e com um risco estimado de 66,48 a cada 100 mil mulheres. 

Câncer de Mama – Os principais fatores para desenvolver o câncer de mama são o envelhecimento, a vida reprodutiva da mulher, história familiar de câncer de mama, sedentarismo, idade, entre outros motivos.

O objetivo da detecção precoce é reduzir a mortalidade por câncer de mama, por meio do exame clínico anual, a partir dos 40 anos e da mamografia, no máximo, a cada dois anos, para mulheres de 50 a 69 anos.

Uma das ações da Atenção Básica dos municípios é destinada ao cadastro e identificação das mulheres, a partir dos 40 anos, para desenvolver ações de promoção, prevenção, rastreamento/detecção precoce e cuidados.